segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A Ti Ermelinda e o homem do bofe!


O Frederico continua a contar-nos algumas histórias com personagens importantes na vida da nossa terra à 30 anos atrás.


"Muito presente, tenho ainda a "Ti Ermelinda", que era de cá, pelo menos para mim, já que já cá se encontrava quando para cá vim, há 36 anos. Vendia fruta, porta a porta, rua a rua, com a sua inseparável burra, a fruta não tinha aquele magnífico aspecto que hoje tem a que encontramos nas grandes lojas, mas tinha um sabor único, o sabor da Abrunheira e das terras.
Sei que o marido, que eu não conheci, ou no mínimo não me lembro dele, já entrevado e perante a teimosia da burra em zurrar - é isso que caracteriza os burros, serem teimosos - gritava a plenos pulmões para a Ti Ermelinda, "bate na burra, bate na burra…", expressão que hoje ainda usamos em casa quando, em alguma ocasião, é aplicável.



Havia também um senhor, cujo nome não sei nem nunca soube, que andava de mota a vender bofe! Não faço ideia do que é o bofe, peço desculpa pela ignorância, mas recordo a impressão que me fazia ver, naqueles antigos alforges de burro, o sangue a escorrer pelo chão quando ele parava! Não posso deixar de falar neste personagem pela importância que lhe era dispensada pela população. "

Frederico Madeira



Bem Frederico procurei e encontrei algo sobre o bofe, é mais ou menos isto:

Bofe= fressura dos animais (Conjunto das vísceras mais grossas de alguns animais, com pulmões, fígado e coração)