quinta-feira, 15 de novembro de 2007

História da sua Rua

Beco da Saudade



O "Beco da Saudade" (que já não é beco), vai desde a av MFA, Junto à padaria, até à rua do Olival.
Há mais ou menos 45 anos no terreiro que existia na actual Rua do Olival em frente da Quinta
de Stº António e da Quinta do Olival (que deu o nome à respectiva Rua), comemorava-se (não me lembro durante quantos anos) a inauguração da luz eléctrica na Abrunheira, que, deve ter ocorrido, em 1957/58.



Neste terreiro/largo era montado o arraial à moda da época, e considerando que ainda não tinham inventado a "ASAE". Barracas para comes e bebes e um grande coreto para apresentação (duma banda filarmónica) e para actuação do "conjunto" ou, quase sempre, acordionista. Era tudo feito em madeira e coberto com folhas de palmeira que iam buscar algures na Serra. Lembro-me que nos dias mais importantes das comemorações, havia muitos foguetes e o pessoal vestia o melhor que tinha.
Este mesmo local, no resto do ano, servia de campo de futebol e de todas as outras brincadeiras. Para o futebol era o campo do "lugar de cima", porque o do "lugar de baixo" era no Carrascal, ali ao lado do terreno da futura Igreja e em frente ao Vicente. Na época ali era fora de portas.
Quando chegou a hora da Democracia permitir que se desse nomes às RUAS e aos becos, a SAUDADE dos tempos idos bateu mais forte e lá ficou "Beco da Saudade".
Sil Félix
A história do Beco da Saudade, foi enviada pelo grande conhecedor de muitas das histórias da Abrunheira, o Silvestre Félix.
Para ele um grande abraço,
Aldeã