quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O GITU - Grupo de Teatro

Pesquisei e não encontrei, nada relacionado com a fundação da Urca, mas no Jornal de Sintra de 8 de Maio de 1987 encontrei um artigo sobre o grupo de teatro que existiu na Urca, isto claro está, numa época em que a mesma se encontrava em plena actividade, que passo a publicar:

"Com a fundação da URCA- União Recreativa e Cultural da Abrunheira - em 03-01-1975, um punhado de jovens começou a fazer teatro. Representavam umas "brincadeiras" num pequeno armazém de madeiras gentilmente cedido pelo proprietário. No entanto, naquele ano de 1975 aproveitaram a oportunidade que se lhes deparava para construir um pavilhão polivalente próprio e condigno, para a prática cultural a que o povo da Abrunheira tem direito.
Foi a partir de 1976 que o GITU - Grupo de Intervenção Teatral da Urca - apareceu verdadeiramente a fazer teatro, contribuindo culturalmente com vários trabalhos - nomeadamente a Festa de Natal para crianças - e lavando à cena várias peças de teatro das classes infantil, juvenil e sénior. Destacamos "Até à libertação", num arranjo de José C. Silva e do grupo, "O Auto do Curandeiro", de António Aleixo, " o Palhaço", "O 1º Prémio" e "O Palheiro", sendo este último considerado atá ao momento o ponto alto do GITU.
Pensamos que o teatro, única forma de cultura em muitas zonas, tem sido muito mal tratado. Pensamos mesmo que, se é obrogatório ir à escola aprender o a-e-i-o-u, porque não sermos obrigados a ver e fazer teatro?
O GITU tem doze anos de existência e pelo grupo passaram dezenas de amadores. Uns desistiram, outros continuaram. Desde jovens a pessoas mais idosas, o Gitu tem de tudo, o que prova que para fazer teatro a idade não conta.
Agora apostamos em mais um trabalho que o povo julgará. É pois para ti, povo desta terra que dedicamos esta divertida comédia, "Cama, mesa e roupa lavada"