sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Mais um forno!

Do amigo A. Bento recebi este pequeno desafio. Será que alguém se quer juntar a ele?


"Amigos, deixo-vos aqui os trabalhos de casa, para irem pensando no fim-de-semana, é algo que seria muito engraçado, faz parte história da Abrunheira, já fez parte dos meus sonhos, abandonei por falta de tempo, agora aproveito para divulgar a ideia e lanço o repto, logo se verá se há alguém que queira tomar a iniciativa, eu ajudo, mas isto requer algum tempo, vontade e muita organização.
Eu já tive ocasião de falar disto ao antigo Presidente da Junta, que achou a ideia muito engraçada, mas já não deu para continuar porque entretanto acabou o seu mandato.
Como devem saber a Abrunheira teve pelo menos três fornos de cal, dois já foram destruídos, mas um ainda continua de pé, um bocadito degradado é certo, mas ainda dá para recuperar, se houvesse alguém interessado em falar com o dono e com a autarquia, porque não faze-lo funcionar? Pelo menos uma vez no ano, para mostrar às novas gerações a importância que teve a cal em pedra numa determinada época. Hoje ainda é possível encontrar pessoas que trabalharam nesses fornos, que talvez ainda pudessem ser úteis para dar umas dicas.
É evidente que se algum dia ele vier a funcionar, será muito provável que os amigos do ambiente se levantem para reclamar do fumo que produz a queimar a lenha, mas antigamente era assim, e o planeta era mais limpo, e quem lá trabalhou, fumava bem e bebia melhor, morreu de morte natural e com mais de oitenta anos.
Actualmente aqui na Abrunheira, no Inverno, temos noites que na rua mal se pode respirar com o fumo emanado pelas chaminés das lareiras, se abrimos uma janela a casa fica toda perfumada, mas temos que viver com isto, a diferença não deve ser muito grande."
A. Bento