sexta-feira, 9 de novembro de 2007

QeSintra (Quinta Essência)- uma nova linguagem


Da QeSintra recebi este e-mail, que considero bastante importante.








A Qe Sintra é um complexo residencial e pedagógico para pessoas com deficiência mental ligeira a partir dos 16 anos, localizada na Abrunheira, especificamente na Rua Humberto Delgado, N.º 52.


Abrimos portas há 2 anos com o extraordinário objectivo de desenvolver a autonomia social, pessoal e profissional das pessoas com deficiência, permitindo o acesso destas pessoas tão especiais a um projecto de vida estruturado.


Na Qe olhamos para cada pessoa de forma individualizada, conferindo uma dignidade única a cada área de actuação e às diferentes competências existentes.


Como costumamos dizer, a Qe assume-se não como uma escola, mas sim como um simulador de vida.


O nosso centro pedagógico e residencial ocupa uma área total de 15.000 metros quadrados, com jardins, lagos e animais.


O Centro Pedagógico composto por 5 Ateliers (Atelier de Arte & Descoberta, Atelier OlhArte, Atelier ComunicArte, Atelier Espaço & Movimento e Atelier JardinArte) tem como objectivo estimular o desenvolvimento pessoal dos nossos alunos através de meios que promovam as suas capacidades, quer na sua vertente afectiva/ emocional quer no desenvolvimento de competências sociais, físicas e cognitivas.


A zona residencial é composta por duas residências (Residência Água e Residência Fogo) com capacidade para 24 residentes em regime temporário, ocasional ou permanente.


No sentido de potenciar uma maior integração social, temos estabelecido parcerias com a comunidade onde estamos inseridos, nomeadamente com a Associação de Reformados e Pensionistas da Abrunheira.


Neste momento temos duas actividades com a Associação de Reformados: uma das nossas alunas com diagnóstico de autismo, vai uma vez por semana durante cerca de 2 horas conviver com os idosos da Associação de Reformados e Pensionistas da Abrunheira no âmbito da nossa actividade “Experiências de Inserção Sócio-profissional”. Neste caso o objectivo não é o despiste de potenciais áreas vocacionais mas sim, conceder-lhe a possibilidade de criar e desenvolver relações sociais “não condicionadas”.


Outros dois alunos da QE, o Miguel e a Ana Maria participam uma vez por semana na aula de ginástica da Associação de Reformados.


Estas e outras experiências de inserção na comunidade da Abrunheira, tais como idas aos cafés na zona envolvente, jantares no Restaurante Trilho ou Cantinho do Minho têm sido valiosas para a autonomia e desenvolvimento psico-social dos nossos alunos com deficiência mental.


A comunidade da Abrunheira tem sido de uma enorme receptividade ao ajudar a Qe a promover a autonomia, integração e dignidade das pessoas com necessidades especiais. "