quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Futura variante da Abrunheira...

Notícia publicada hoje no "Portal do Alvor de Sintra"

Futura variante da Abrunheira pode colocar em risco villas romanas.
"O troço da nova variante, a construir no início de 2008, tem três traçados possíveis, cada um com ruínas romanas pelo caminho. A solução”A”, referida no Estudo de Impacto Ambiental, parte da auto-estrada A5, para se aproximar da ribeira da Laje, até ao bairro de A-do-Franco, entrando a poente no nó da Abrunheira, para passar por Albarraque e Carrascal. No documento do IPPAR, Luís Quaresma Ferreira, arquitecto do instituto, escreve que a solução “pode interferir pela sua proximidade, com a Villa Romana de Freiria, imóvel classificado de interesse público”. Na documentação técnica analisada pelo Alvor de Sintra, o traçado surge a cerca de 100 metros do achado arqueológico. pode colocar em risco villas romanas
Estudo de Impacto ambiental da futura variante à Estrada Nacional 249-4, entre o nó da A5 e a Abrunheira pode arrasar villas romanas com aurorização do IPPAR. O Alvor de Sintra analisou as três soluções, em cada uma - Freiria, Casal do Clérigo e Miroiço - o asfalto pode vir a sepultar os imóveis arqueológicos. (...)
O troço da nova variante, a construir no início de 2008, tem três traçados possíveis, cada um com ruínas romanas pelo caminho. A solução”A”, referida no Estudo de Impacto Ambiental, parte da auto-estrada A5, para se aproximar da ribeira da Laje, até ao bairro de A-do-Franco, entrando a poente no nó da Abrunheira, para passar por Albarraque e Carrascal. No documento do IPPAR, Luís Quaresma Ferreira, arquitecto do instituto, escreve que a solução “pode interferir pela sua proximidade, com a Villa Romana de Freiria, imóvel classificado de interesse público”. Na documentação técnica analisada pelo Alvor de Sintra, o traçado surge a cerca de 100 metros do achado arqueológico.(...)"
Esta notícia poderá se lida na integra em www.alvor de sintra.com