quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Ainda o terreno abandonado

Sobre o terreno abandonado( noticia aqui publicada anteriormente), ainda encontrei outra noticia que também quero aqui deixar, pois contém declarações do Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Penaferrim, Sr. Fernando Cunha.


"Um terreno localizado entre as Ruas do Forno e Ferreira de Castro, na Abrunheira (freguesia de S. Pedro de Penaferrim), está à espera de utilização à 16 anos. O espaço foi cedido à Câmara de Sintra no âmbito de um alvará de loteamento, sendo destinado à construção de uma escola do 1º ciclo. Ao longo deste tempo, não foi concretizado qualquer projecto para o local, com uma área de 3220m2, apesar de em 2001 um cartaz do Departamento de Obras Municipais (DOM)indicando que ali seria construido um jardim público.

Na última reunião camarária, realizada na passada quarta-feira, Fernando Castelo e António Bento, moradores na localidade, entregaram um abaixo-assinado, subscrito por 234 munícipes, a reivindicarem "que seja dado um destino adequado ao terreno em causa, respondendo às diversas carências de âmbito social, cultural e outras que são sentidas pelos habitantes da aldeia da Abrunheira".

Fernando Castelo recorda que, para aquele local, já foi aventada a possibilidade de construção de instalações para a 3ª idade, "mas todos os projectos têm morrido e já lá vão 16 anos sem qualquer destino". O munícipe defende uma utilização pública, seja na área social, cultural ou de lazer, "porque não há zonas de lazer e bem-estar para as pessoas da Abrunheira, localidade com mais de 5000 habitantes".

A reivindicação vai merecer a atenção da Junta de Freguesia de São Pedro de Sintra de Penaferrim, como garantiu o seu presidente, que irá efectuar diligências junto do DOM. Para Fernando Cunha, qualquer utilização pública seria positiva, nomeadamente um jardim. Mas o autarca recorda que também "a associação de idosos, que faz um trabalho notável, está mal instalada e a escola do 1º ciclo é acanhada", deixando essas duas hipóteses em aberto. "O que vier é bem vindo", conclui."