domingo, 11 de novembro de 2007

Antes de....... URCA

Mais uma vez o amigo Silvestre me envia um pouco da história da Abrunheira, desta vez sobre o período que antecede a criação da URCA:

"A URCA foi o resultado da união, (daí o primeiro nome) entre duas correntes associativas existentes na Abrunheira na época (1974/75).
A desportiva que já existia como Grupo Desportivo e Recreativo da Abrunheira, com alguma história na actividade recreativa com a realização de festas em honra do S. António, no Carnaval criação e apresentação de "cegadas", tradicional comédia em que os temas abordados envolviam a própia população, e "iam à cena" na rua. o carnaval era a época do ano em que os moradores da Abrunheira davam azo à sua imaginação e faziam as mais imprópias tropolias uns aos outros. Também havia uma altura do ano em que se organizavam "Marchas Populares" (tenho ´dúvidas se seriam por altura da Páscoa ou Santos Populares). Ainda me lembro de ouvir a minha mãe trautiar uma destas marchas. à medida que andamos para tráz nos anos, a organização tinha mais envolvimento religioso, e durante muito tempo, a Comissão de Festas era comum à Abrunheira a Manique de Cima, exactamente por causa da Capela que ainda hoje lá está em Manique.
Bom, mas em 1974/75, tudo isto se tinha perdido há bastante tempo e só restava, no âmbito recreativo a realização de bailes com acordeon, e no desportivo, o futebol e mesmo assim muito pouco. Praticamente só havia solteiros/casados uma ou duas vezes por ano. A sede funcionava no que se chamava "A Sociedade" a mais ou menos 100 m quando se desce do chafariz, e do lado direito. Hoje é uma casa de habitação normal reconstruida há uns anos.

Retomando o fio, e agora falando da outra corrente, a Cultural, que já se movimentava em grupo desde 1972 em manifestações culturais e recreativas. Era um grupo muito jovem com idades desde os 14 aos 20 anos e que incluia operários, trabalhadores de serviços, estudantes do secundário e universitário e também alguma ligação a sectores progressistas da Igreja Católica. Esta actividade era desenvolvida dentro e fora da Abrunheira, designadamente em Sintra e no Algueirão. Era neste ambiente exclarecido, e no tempo em que existia uma guerra (antigas colónias) para onde nenhum de nós queria ir e com uma primavera "Marcelista" a tornar-se cada vez mais negra, e sempre com a preocupação de não se chocar com um PIDE na primeira esquina, que alguns de nós concluiram capitalizar o espírito progressista, e, em grupo, fazer alguma coisa pela sociedade. Esta aprendizagem foi decisiva para o sucesso da URCA como núcleo de desenvolvimento da população da Abrunheira. Os nossos objectivos não eram só as actividades culturais, desportivas e recreativas, nós queriamos mesmo criar um "Centro Social" onde pudesse caber tudo isto e a criação dum infantário, apoio à terceira idade, centro de saúde, alfebatização, etc, etc.
Até ao 25 de Abril, na Abrunheira, festejamos o carnaval, Páscoa e os anos de um ou outro com bailes e pequenos quadros, quase sempre cómicos, que faziam as delícias até dos nossos pais.
Fora da Abrunheira, participamos em outros acontecimentos de cariz cultural, no Algueirão e em Sintra, como a festa dos Avós que tinha o apoio de alguns empresários da Concelho e da Igreja do Algueirão.
Acima de tudo, conversavamos muito, e naturalmente das coisas que para nós eram importantes. Com a chegada do 25 de Abril tudo melhorou e daí até à criação da URCA foi um instante.
Saudações
Silvestre Félix"
Continua........
Como é gratificante encontrar alguém que sabe tanto sobre a Abrunheira, melhor colaborador não podia encontrar.
Tenho a certeza que todos vamos ganhar.
Obrigado