domingo, 25 de novembro de 2007

O Ti Américo


Mais uma história.
Ti Américo, quem não se lembra dele??

Muito pão lhe comprei....

E continua o Frederico.......

"Outra pessoa que faz parte do meu imaginário infantil é o Ti Américo. Durante largos anos, o Ti Américo vendeu pão, porta a porta. A sua chegada era anunciada também pela buzina da carrinha a tocar, julgo que três vezes.
Ao pé do talho, onde eu morava, a sua chegada acontecia mais ou menos ao meio-dia, muitas vezes tocava a buzina ao mesmo tempo que tocava a sirene dos bombeiros de São Pedro.
Enquanto vendia o magnífico pão saloio ou as clássicas carcaças a todas as pessoas da fila que se formava à porta da carrinha - muitas já estavam à espera antes da chegada da carrinha, outras esperavam pelo sinal sonoro - o irmão, do qual não consigo recordar o nome, ia de porta em porta fazer entregas às pessoas mais idosas ou debilitadas, levando o pão num saco de farinha, de papel, que transportava às costas, e na frente levava uma bolsa de pele com dinheiro para fazer os trocos.
Naquele tempo, a maioria das pessoas pagava o pão à semana ou ao mês. O Ti Américo apontava o que vendia, num maço de papel manteiga preso por uma mola preta metálica, o lápis de carvão atrás da orelha era uma amigo fiel deste simpático e bondoso homem.
Felizmente, ainda se encontra vivo e, tanto quanto sei, de boa saúde."

Frederico M.