domingo, 25 de novembro de 2007

O cemitério da Charneca - Parte II

Ainda do mesmo livro mencionado na 1ª postagem, retirei mais algumas informações que nos dão conta da existência do cemitério.

" Em 18 de Agosto de 1858, foi deliberado que se procedesse a pequenos arranjos na Ermida do cemitário da Charneca, e se plantem no mesmo cemitário alguns ciprestes e arbustos, fazendo-se quanto possível a limpeza e aformozeamento do mesmo, sendo eu secretário do encarregado.
Não sei se foram feitas a plantação de ciprestes e arbustos. Hoje nada existe.
Na reunião camarária de 3 de Março de 1859 foi lido um ofício da Administração do Concelho, chamando a atenção da Câmara para o estado em que se encontrava a ermida e o cemitério da Charneca. Não faz qualquer referência aos factos que originaram a feitura do ofício.
A Câmara deliberou marcar o dia 16, quarta-feira, para, antes da reunião, fazer uma inspecção ao cemitério, com intervenção de um mestre de obras.
No dia marcado foi, efectivamente, feita a diligência deliberada(...) na acta pode ler-se:
Tendo a Câmara inspecionado hoje o cemitário da Charneca e reconhecendo as dificuldades de continuarem alli os enterramentos já pela má qualidade do terreno que é pedregoso e barrento dificil de consumir os corpos, já pelo mau estado da Ermida; delibera-se que na 4ª frª 23 pelas dez oras (sic) se inspecione o Cemitério de S.Sebastião afim de conhecer-se se a área offerece a capacidade necessária para alli serem enterrados os cadaveres da freguezia de São Pedro - ou augmentando para esse fim.
Na acta do dia 23 consta o seguinte:
Tendo a camara examinado o cemitério de S.Sebastião conheceu que o mesmo tem a capacidade necessária para alli terem lugar os enterramentos de freguezia de S.Pedro de Penaferrim(...) Cessando por esta forma desde já os enterramentos no cemitério da Charneca, o qual será todavia conservado para o caso d'alguma epidemia(...)
Documentos antigos referem-se ainda a um cemitério de Vale de Porcas. Seriam dois cemitários muito próximo um do outro.(...)
O de Vale de Porcas existiu próximo deste lugar, nas trazeiras do conhecido chafariz da Charneca, um pouco abaixo de Ranholas. Daqui se tira a conclusão de que o cemitário da Charneca era também conhecido por do Campo da Lebre e de Vale de Porcas
O cemitério da Charneca foi benzido em 14 de Outubro de 1857 e, a suspensão de enterramentos, foi ordenada a 16 de Março de 1859.
Não durou dois anos!
A título de curiosidade, o cemitério de S. Sebastião situava-se atrás da cadeia Comarcã (onde é hoje a GNR- Sintra), numa área que abrangia toda a encosta entre as ruas João de Deus e das Murtas."
E assim ficamos a saber que em tempos muito remotos o cemitério era muito próximo da Abrunheira.