quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Chafariz de St. António

Estou feliz, ganhei dois bons colaboradores e conhecedores da história da nossa terra e aos poucos vamos conhecendo melhor este lugar, que muita genta pensa nada ter de interesse, mas no fundo tem muito.
Mais um monumento da Abrunheira.




"Aldeã, por vezes encontramos coisas na nossa Aldeia, que nos mostram algumas raízes.Penso que devem ser divulgadas, independentemente das condições em que se encontram, ou de quem as protegeu ou as estragou. Mas o importante nisto, é que muita gente desconhece por completo o que ali existe, e porque deu e continua a dar muito trabalho para algumas pessoas que moram ali perto, que num acto de bairrismo felizmente, com alguma destreza e dentro do possível, acabam por ser os guardiães, que o vão defendendo dos ataques de vandalismo a que por vezes é acometido.
Já perceberam? É isso mesmo, estou a falar do chafariz de Santo António, e do lavadouro público, onde existe uma mina muito antiga,(1892).
O pouco que conheço não é suficiente para dar muitas explicações, só posso contribuir com as bonitas imagens que tenho no meu espólio, agora era muito bonito aparecer alguém (que eu sei que há) com conhecimentos profundos, a narrar a história do pouco que temos de herança, da geração dos nossos antepassados.
Era bonito sabermos como foi recuperado, quem ajudou a recuperar, saber como foi possível fazer algumas atrocidades à sua volta, contar até se por acaso houver alguma rivalidade com o nome, ou com as festas que lá se fizeram e acabaram, e porquê? Enfim penso que vai haver pessoas com vontade para o fazer. Força."

A. Bento