domingo, 4 de novembro de 2007

Abrunheira tem .....


Já sabia que existia na Abrunheira uma associação de idosos, o que eu não sabia era que no seu nome não existia a palavra Abrunheira, pesquisei mas não encontrei nada que explicasse este facto, mas na revista SintraRegional de Dezembro de 2001, encontrei a história da sua fundação que passo a trancrever:


"Abrunheira
História da Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim

Tem sede no lugar da Abrunheira e nasceu da iniciativa de um homem que, com coragem e determinação, conseguiu contagiar outros homens de boa-vontade e levar por diante esta obra. Referimo-nos a António Vieira e, com ele Abílio Silva , José Rodrigues (Zé Grilo), José da Cruz, António Simões (Maltês), Bailio Pereira – já falecidos; Cândido Silva, Joaquim Gonçalves, António Gadé, Miguel Frade, Fernando Graça, Firmino Luís, Francisco Cruz, António Palma Trindade. Decidiram eles pedir à direcção da União Recreativa e Cultural da Abrunheira se lhes cediam uns barracões que tinham sido coelheiras, para aí, se instalarem provisoriamente. Mangas arregaçadas, foi tudo remodelado, para fazer um centro de convívio para idosos. António Vieira reuniu vários nomes de idosos e, a 24 de Março de 1983, procedeu-se a escritura para constituição da associação. Nesse tempo, foi através do Jornal de Sintra que a população do concelho tomou conhecimento destas diligências. Ao longo dos anos e sacrifício após sacrifício, é feito um acordo de cooperação entre a associação e o Centro Regional de Segurança Social de Lisboa. A Associação, com a valência de centro de convívio, continua com inúmeras dificuldades, sobretudo no apoio à remodelação das instalações “provisórias”: muitos projectos entrados na Câmara algumas promessas e o descrédito como resultado de tanta luta por alguma alegria dos idoso. À crise seguiu-se um período de esperança e realização: a 3 de Novembro de 2001 uma assembleia geral imprimiu uma nova dinâmica à Associação, através do actual Presidente. (…)
(…) Já foi apresentada à CMS e à Junta de Freguesia a situação das instalações que não reúne as condições de segurança impostas por lei, o que já é do conhecimento da Protecção Civil. No entanto, hoje, Há ginástica para idosos, um grupo coral com 22 elementos, “Vozes da Abrunheira”, que já actuou no Auditório Olga Cadaval; fazem-se visitas a museus, castelos; Assiste-se a espectáculos; faz-se férias na praia durante 2 semanas; comemorações de aniversários; etc, etc, etc.. Enfim, os idosos saem de casa, convivem e divertem-se.
Há dois anos que se realizam eventos com a finalidade de angariar fundos para a nova sede. Há urgência de novas instalações, para o centro funcionar condignamente e dar apoio domiciliário. Estar mal instalado “provisoriamente” há vinte e um anos já basta.
Que quem de direito apoie os idosos da Abrunheira, terra que também faz parte do Concelho de Sintra.

Relembramos António Vieira, homem generoso e poeta, lutador incansável pelo bem comum.
Um exemplo a seguir. Um nome a não esquecer – talvez numa rua da sua terra!"


SintraRegional Dezembro 2001



Esta associação está prestes a comemorar 25 anos de existência e parece-me que ainda se encontra no local referido no texto. Será que não merecem um local digno.


Já agora se alguém conhecer a história da URCA pode enviar-me, gostava de publicar.