quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Sesmarias........

Se alguém quiser saber alguma história sobre a Abrunheira, basta visitar o nosso blog, porque o Sivestre faz o favor de contar
E esta heim...........

"Por todo o nosso País, pelo Brasil e em todas as outras Terras que foram colónias deste império, há referências a este nome, comprovando assim a importância desta lei, promulgada a 28 de Maio de 1375 pelo Rei D. Fernando I em Santarém.
A nossa região não é excepção, e, decerto, o nome dado ao rio aqui na Abrunheira, é uma herança de há 632 anos. Tal como acontece por todo o lado, o nosso rio das Sesmarias, já não tem a importância que tinha, vejamos alguns exemplos naquele (ido) presente: Porque nos servimos dele, tratamo-lo com todo o cuidado, está sempre limpinho. É da sua água que regamos as hortas, a sua água dá de beber à sede dos nossos animais, na sua água, em sítios bem definidos, as nossas Mães/Avós lavam a roupa, ainda num ou noutro local, conseguimos fazer pequenas represas para que, quando o calor aperta, a gente consiga disfarçar a distância da praia do mar. Neste mesmo rio, lá pró Carnaval, podemos apanhar inguias às dezenas e também os bons agriões porque da outra salada é preciso comprar semente, deitar na terra e esperar que cresça.
Quando ouvirem dizer que existe um rio que passa na Abrunheira e vai correndo, agora já não se sabe muito bem por onde, até à costa de Carcavelos, digam alto que o seu nome é: SESMARIAS. "

S. Félix