terça-feira, 20 de novembro de 2007

Associação Reformados da Abrunheira

Mais um pouco da história da Associação que me foi enviada pelo seu Presidente A. Bento.


Aldeã, tenho acompanhado este blog, onde tenho dado algumas dicas, e só no princípio dei um cheirinho sobre a Associação de Reformados e Idosos da Abrunheira, por ter aparecido alguém a falar do recorte de um jornal que falava da história da Associação, é verdade, mas a história é muito mais completa. E devo confessar-lhe já, que não é tão fácil ser voluntário, como por vezes nos querem fazer crer. Como Presidente desta prestigiosa casa desde 03 de Novembro de 2001, (é muito tempo) prometo fazer chegar a pouco e pouco algumas coisas de interesse, de modo a não saturar os cibernautas, para que possa estimular o apetite de quem visita o blog e, de uma maneira ou de outra tentar criar uma alguma curiosidade, (para vender muito)
Mas para já e para nos situar-mos, começo por dizer-lhe que esta Associação é uma IPSS, é também das mais antigas do Concelho, que se encontra localizada num terreno doado ao Município de Sintra, estando aí instalada a URCA, a Associação ocupa uns barracões que outrora foram as coelheiras da Quinta, que depois foram adaptados da melhor maneira na época, para albergar os associados, uma situação PROVISÓRIA, que vai fazer vinte e cinco anos no dia 23 de Março de 2008. Não me aventuro a falar de dificuldades, posso é dizer que, com todas as contrariedades nós conseguimos fazer mexer esta casa, fazer com que nos conheçam, mostrando o que somos o que fazemos, e o que queremos, não escondemos nada, agrade ou não. Mas sobretudo interessa fazer com que os idosos não fiquem fechados entre quatro paredes, defronte da caixinha preta que mudou o mundo e os hábitos, contribuindo para obesidade, por não conseguirem digerir todas as telenovelas dos vários canais (desde as 6h ás 24). Para depois no maior desrespeito serem abandonados ou depositados no (Velhão, está muito em moda, é uma espécie de contentor para não aproveitamento ou reciclagem.)
A seguir mostro aquilo que fazemos ao longo do ano, e mais uma vez convido todas as pessoas a visitar-nos, para terem uma noção de como não é fácil desenvolver as tarefas dentro do espaço físico que possuímos. Aproveito também, para divulgar que no dia 25/11/2007 Domingo pelas 14horas se realiza a nossa Assembleia-Geral, para aprovação do Orçamento Previsional para o ano de 2008, contamos com os sócios.
Esta casa já teve no meu mandato, com muito custo e um certo prazer, as visitas de várias entidades, tais como a então Presidente da Câmara Municipal de Sintra a Exma. Dra. Edite Estrela por duas vezes, o Exmo. Dr. Fernando Seara por duas vezes, o Vereador da Acção Social Exmo. Dr. Marco Almeida por três vezes o Vereador da Acção Social Exmo. Dr. Lacerda Tavares por três vezes, para alem dos Presidentes da Junta de Freguesia Sr. António Paulos e Sr. Fernando Cunha, e outros membros dos executivos, portanto conhecidos devemos ser, com que rótulo é que desconheço.
Continua.....