sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Rua da Abrunheira

A propósito de uma postagem que aqui fiz à algum tempo, o Frederico enviou o seguinte e-mail:

"Desde que foi publicado o post sobre a Rua da Abrunheira que ando a matutar em mandar este texto sobre o assunto. Envio para aqueles que desconhecem o traçado da rua uma planta do mesmo.

Como preservo o “mau hábito” de, frequentemente, passear a pé com os meus filhos pelos terrenos que restam em redor da nossa terra, aproveitei uma destas saídas para fazer algumas fotos.

Mas quando se diz Rua, penso sempre que chamar a este caminho Rua, só pode ser mesmo um eufemismo, ou uma piada de mau gosto.

Mando assim algumas fotos, sobre esta “Rua” e sobre alguns atentados, que para alguns podem ser coisas de somenos importância, mas que para quem aqui foi criado e fez destes caminhos a sua casa, são verdadeiros atentados ao nosso património.

Na foto 018, onde se vê um pequeno arbusto e uma pedra branca grande, pode parecer que estamos perante mais um monte de entulho. A verdade é que debaixo deste entulho havia um nascente de água límpida e fresca, onde muita gente ia beber nos dias de mais calor. Nós, miúdos, fomos lá vezes sem conta. Hoje, depois de ser ter “limpo” a zona, foi tapada com algumas simpáticas pedras de grande dimensão.


Curioso ou não, havia também uma ponte pedonal que não era mais que uma pedra lisa de grande dimensão, onde durante todo o ano era possível atravessar o rio das Sesmarias, que vem do lado da Charneca. Por ali passei muitas vezes, durante o Inverno, para ir até ao Ramalhão.Só que, curiosamente, esta pedra que era uma passagem pedonal passou a fazer parte da passagem para viaturas, por onde também se atravessava o rio a pé no Verão, e agora, nem por um lado, nem pelo outro.


Nas fotos 022 e 024, vê-se o sítio onde existia a pedra para passagem pedonal. Ficou lá a manilha para nos recordarmos do local já que, como se pode ver, não tem qualquer outra utilidade…





Já na foto 023, pode ver-se a dita pedra no local para passagem de viaturas, percebe-se que, com tanto movimento de viaturas, era “necessário” fazer esta alteração!


As restantes fotos servem para ilustrar o estado em que esta “importante e movimentada artéria” se encontra, e o intenso movimento que por ali é feito! Já que alguém se empenhou e se preocupou com o lixo, e muito bem, e que a zona foi “limpa”, podiam ter-se limitado os trabalhos ao que era necessário, sem estragar o resto…
Curioso ou não, havia também uma ponte pedonal que não era mais que uma pedra lisa de grande dimensão, onde durante todo o ano era possível atravessar o rio das Sesmarias, que vem do lado da Charneca. Por ali passei muitas vezes, durante o Inverno, para ir até ao Ramalhão.
Só que, curiosamente, esta pedra que era uma passagem pedonal passou a fazer parte da passagem para viaturas, por onde também se atravessava o rio a pé no Verão, e agora, nem por um lado, nem pelo outro.


Obrigado Frederico, depois da sua reportagem pudemos concluir como esta rua se torna importante para as gentes da Abrunheira, mas será que, devido ao seu tráfego náo seria importante colocar um semáforos ou fazer uma linda rotunda (igual à outras 4). Sempre resultaria em melhor fluidez de trânsito.