quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Resultados Sondagem II

Depois de encerrada a votação da 2ª parte da sondagem aqui realizada , os resultados foram os seguintes:
- Escolas 1º e 2º ciclo =75% (27 votos)
- Rede de transportes = 36% ( 13 votos)
- Zonas de lazer = 13% (5 votos)
- Parque desportivo = 8% (3 votos)
Como conclusão, observa-se que as grandes preocupações dos "abrunhenses", vão para o centro de saúde e escolas. Mas estas não são as preocupações dos nossos autarcas, senão vejamos:

"A Assembleia Municipal de Sintra exigiu ontem, dia 4 de Dezembro, ao Governo que assuma um compromisso claro com a população, definindo um calendário para a resolução da insuficiência e inadequação de instalações dos centros de saúde do Município, informa o Bloco de Esquerda de Sintra, em comunicado.
Em causa, diz o documento, "estão os centros de Saúde de Sintra e Mem Martins e das extensões de Saúde de Agualva, Queluz e Belas, que funcionam em instalações inadequadas, bem como da criação e construção de novas extensões na Rinchoa e Mercês." Esta tomada de posição surge com a aprovação, por maioria, de uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda, onde "também se condena a ausência, no PIDDAC de 2008, de verbas para novos centros de saúde no Município, e exige garantias de abertura, em 2008, dos centros de Massamá e S. Marcos, unidades cuja conclusão tem sido adiada." Mais dizem os bloquistas de Sintra que "estranham" a abstenção da bancada do PS sobre esta proposta."
Jornal O Correio
Insufuciência e inadaptação dos centros de sáude do município foi um dos assuntos debatidos em Assembleia Municipal. Pudemos verificar no texto que o centro de saúde foi um dos visados, mas, não se falou da extensão de um centro para a Abrunheira. Este assunto já andou na boca de Presidentes de Câmara, Junta e também dos responsáveis pela ARS, mas quer parecer-me que entretanto morreu, Será porque não são eles que são obrigados a utilizar os serviços oferecidos nos centros de saúde (quando precisam, vão ao particular).?
Não são eles que estão sujeitos a mudar de centro porque deixaram de ter médico de família e os existentes em Sintra não comportam mais doentes?
Quanto tempo mais ainda temos de esperar para ver este assunto reslvido.
Em relação às escolas não sei muito, mas o suficiente para saber que na Abrunheira já existiram alguns terrenos doados precisamente para este fim, mas infelismente, ao sabor das "cores da autarquia" vão sendo levantadas várias hipóteses, o pior é que nada é feito e continuamos com uma escola insuficiente para a quantidade de crianças inscritas, obrigando a horários algo estranhos.
Por outro lado também me parece que andamos, um pouco adormecidos e nada fazemos para forçar os nossos autarcas a oferecerem melhores condições à população.