quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Reforma é a mais baixa da UE


Queridos amigos, hoje vou publicar uma noticia que vinha no Correio da Manhã de ontem 23/01/2008 , escrita pela Sndra Rodrigues dos Santos e que me deixou perplexa.


" A maioria dos portugueses considera que a idade da reforma é sinónimo de dificuldades financeiras e é fácil ver porquê.

Portugal tem as pensões mais baixas da União Europeis a 15 menbros - só os últimos países a aderirem têm pensões inferiores - e o magro rendimento não chega para pagar as contas. Mensalmente faltam 109 euros para fazer face a todas as despesas.

De acordo com o Axa Barómetro Reforma 4ª vaga, ontem apresentado em Lisboa por aquela seguradora, os aposentados portugueses recebem uma média de 646 euros por mês e têm despesas da ordem dos 755 euros, um factor que contribui para que necessitem de apoio material (81%) e financeiro (70%) dos filhos. (...)"


Não me vou alongar mais na noticia porque o que aqui está já diz muito. Vejamos, das duas uma, ou a Axa é uma companhia da classe alta ou não estava a apresentar resultados de Portugal.

Ah, já sei, esta média de 646 euros naturalmente é a soma da reforma de um casal, porque de uma só pessoa não pode ser.

É claro que existem em portugueses que auferem muito mais do que isto, mas esses não são a média. Ora se nem o salário minino tem esse valor, como podem considerar este o valor médio das reformas.

Depois os nossos governantes leêm estas noticias e pensam que o Zé Povinho anda a receber em demasia. Onde será que vamos chegar com análises feitas assim.