quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

2008 - Ano Internacional da Batata


Todos os anos devem ser o Ano Internacional, Mundial ou Nacional de qualquer coisa.

Hoje ia eu no meu carrito, para o emprego, por norma levo sempre o rádio ligado, eis que de repente ouço que 2008 foi considerado pela ONU, Ano Internacional da Batata. Curioso não é??

Parece que também já houve o do arroz.

Então cheguei a casa e vim pesquisar, eis o que encontrei:


"O Ano Internacional da Batata (2008) foi declarado pela Resolução 60/191 da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, de 22 de Dezembro de 2005.
Sua organização dar-se-á pela
FAO - órgão da ONU responsável - em colaboração com os governos, o Programa de Desenvolvimento da ONU, o Grupo Consultivo dos Centros de Pesquisas Agrícolas Internacionais e organizações privadas afeitas.
A Resolução assinala que "a
batata é um alimento principal na dieta da população mundial"; visa "focalizar a atenção mundial no papel que a batata possa ter para prover a segurança alimentar junto às populações pobres". A resolução correspondente, adoptada pela FAO em 25 de Dezembro de 2005, afirma haver "a necessidade de reacender a consciência pública da relação existente entre a pobreza, segurança alimentar, desnutrição e a contribuição potencial da batata para vencer a fome.

Espera-se que a nomeação deste Ano Internacional faça para a batata aquilo que o Ano Internacional do Arroz de 2004 fez para aquele cereal, isto é, provoque exposições, programas educacionais, filmes, publicações e maior consciência pública da necessidade do esforço internacional na solução dos problemas alimentares.

(...)a ONU proclamou, então, 2008 como o Ano Internacional da Batata, enfatizando "o papel que esse alimento pode desempenhar no desenvolvimento da segurança alimentar e no esforço para a erradicação da pobreza".


Já agora, sabem qual a origem da batata??

A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca, sendo chamada de "papa" na língua quíchua. Ainda em nossos dias, nos países andinos, produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades diferentes de batatas.
Recente pesquisa baseada no DNA comprovou que todas as variedades da batata descendem de uma única variedade de planta originária do sul do Peru. Esta mesma pesquisa evoca evidências arqueológicas de que o vegetal ali já era cultivado há 7.000 anos para efeitos de alimentação humana.
Em
1570, a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. Actualmente, a cultura mundial atinge a cifra de cerca de 300.000.000 toneladas/ano.


E qual a sua importância???

A batata, rica em vitamina C e em potássio, pode contribuir para a redução das mortes provocadas por desnutrição. O consumo deste alimento está diminuindo na Europa, mas dobrou nos últimos 4o anos nos países em desenvolvimento.

Rica em carboidratos, a batata é grande fonte de energia. Contém ainda sais minerais, vitamina C e, em pequenas quantidades, vitaminas do Complexo B.
Esses nutrientes, porém, podem perder-se no cozimento. Isso pode ser evitado da seguinte maneira: lava-se as batatas para retirar a terra, sem descascá-las e nem cortá-las. Leva-se ao fogo com água suficiente para cobri-las, até cozinharem completamente.
Quando cortadas e descascadas devem ser cozidas em pouca água, que deve depois ser aproveitada, por exemplo, em sopas.
A batata crua acaba com dores de estômago e enfermidades do intestino. O suco de batatas cruas, tomado vez ou outra em jejum, combate úlceras do estômago, duodeno e intestinos. A água de batatas ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas contidas no aparelho digestivo.
As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo desinterias.
As batatas fritas, apesar de saborosas, absorvem muita gordura, o que torna sua digestão lenta e difícil. Quando crua e ralada, combate infecções, picadas de insectos e quaisquer irritações da pele. Cozida, amassada e em aplicações quentes, ajuda a amadurecer furúnculos. Rodelas de batata crua sobre a testa eliminam dores de cabeça.

No entanto, se consumida em quantidade excessiva, a batata provoca obstrução do ventre e a dilatação do estômago.
Em temperatura ambiente, a batata se conserva por 15 a 20 dias.
Seu período de safra vai de Janeiro a Junho.
Cem gramas de batata fornecem 126 calorias.

Então pessoal vamos lá divulgar a batatinha, neste que foi considerado o ano mais importante para ela.