sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sugestão Fim de Semana

A meteorologia aponta para a continuação da chuva, que tal pegar num bom livro e aproveitar para colocar a leitura em dia?


Outubro, 1975. Quando o avião levantou voo deixando para trás a baía de Luanda, Carlos Jorge tentou a todo o custo controlar a emoção. Em Angola deixava um pedaço de terra e de vida. Acompanhado pela mulher e filhos, partia rumo ao desconhecido. A uma pátria que não era a sua. Joana não ficou indiferente ao drama dos passageiros que sobrelotavam o voo 233. O mais difícil da sua carreira como hospedeira. No meio de tanta tristeza, Joana não conseguia esquecer o olhar firme e decidido de Carlos Jorge. Não percebia porquê, mas aquele homem perturbava-a profundamente. Despertava-a para a dura realidade da descolonização portuguesa e para um novo sentimento que só viria a ser desvendado vinte anos mais tarde. Foram milhares os portugueses que entre 1974 e 1975 fizeram a maior ponte área de que há memória em Portugal. Em Angola, a luta pelo poder dos movimentos independentistas espalhou o terror e a morte por um país outrora considerado a jóia do império português. Naquela espiral de violência, não havia outra solução senão abandonar tudo: emprego, casa, terras, fábricas e amigos de uma vida.
Mas se pelo contrário não se importa com a chuva, vá até à Base aérea de Sintra e assista a um espéctaculo incrivel.
Sintra vai receber Festival AeroNostalgia 2008
A quinta edição do Festival Aéreo ´AeroNostalgia´ vai ter lugar na Base Aérea de Sintra, no próximo dia 25 de Maio, Domingo, entre as 14h e as 18h30.
As portas da Base abrirão a partir das 10h30, podendo o público visitar a colecção do Museu do Ar que se encontra no seu pólo de Sintra e ir tomando as melhores posições para assistir ao festival aéreo.
Dentro do recinto será possível tomarem refeições ligeiras enquanto desfrutam do magnífico cenário montado naturalmente pela Serra de Sintra.
O festival aéreo começará pelas 14h00 com a chegada do Airbus A310 da TAP e terminará com a sua partida para Lisboa pelas 18h30.
A organização promete "uma grande surpresa" para a chegada do Airbus. "Preparem as máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, etc. porque vão assistir a um espectáculo único e nunca visto em Portugal", garantem.
Durante este espaço de tempo, os visitantes poderão assistir a cerca de quatro horas de actividade aérea ininterrupta, caso inédito em festivais aéreos em Portugal (programa).
Em frente ao A310 “Bartolomeu Dias” irá ter lugar o desfile de uniformes de companhias aéreas Air Fashion Show, organizado pela Oceanwings com a colaboração da Just Models e comentado por Júlio Isidro.Incluirá o acervo do Museu do Ar, do Museu Aero Fénix, de colecções particulares e a despedida dos Airbus A310 da TAP, entre muitos outros. De entre estas atracções destacam-se as patrulhas civis “Patrulha Fantasma” e “Smoke Wings” e as militares ”Asas de Portugal” e ”Rotores de Portugal”.
Um dos objectivos da AeroNostalgia 2008 é chamar a atenção do grande público em geral e de potenciais apoiantes em particular, da grande necessidade que o Museu do Ar tem em termos de novas instalações.
O projecto do novo museu em Sintra envolve muitos meios e tem custos elevados, pelo que são necessárias iniciativas que foquem esta situação e que contribuam para o seu desenvolvimento e financiamento.O acesso à AeroNostalgia 2008 não é pago mas sugere-se um donativo à entrada para ajudar o Museu do Ar, em cuja “casa” tem lugar este evento, e o Museu Aero Fénix, organizador do mesmo.