segunda-feira, 12 de maio de 2008

Boas noticias.......


"Os idosos com 65 ou mais anos passam a pagar a partir da próxima semana apenas metade das taxas moderadora das consultas e internamentos, de acordo com um decreto-lei hoje publicado em Diário da República.
O Governo estima que esta medida, que foi aprovada em Conselho de Ministros em Março, abranja cerca de 350 mil idosos.
Assim, a partir da próxima semana um utente com idade igual ou superior a 65 anos pagará 2,20 euros por uma consulta num hospital central (4,40 euros para os outros utentes), 1,45 euros num distrital e 1,07 euros se a consulta for no centro de saúde.
Em caso de internamento, o preço a pagar nos primeiros 10 dias será de 2,05 euros por dia.
No preâmbulo do diploma, o Ministério da Saúde explica a redução de 50 por cento nas taxas moderadoras para os utentes com idade igual ou superior a 65 anos com o facto de ser este segmento da população que «por norma revela especial dependência dos cuidados de saúde».
Refere ainda que esta medida «é agora possível pelo efeito positivo resultante do rigor alcançado na gestão das finanças públicas e, em particular, do Sistema Nacional de Saúde».
(…)
Grávidas, crianças até aos 12 anos, pensionistas com pensões não superiores ao salário mínimo nacional, desempregados, bombeiros e dadores de sangue, são algumas das 40 condições que podem isentar o pagamento de taxas moderadoras."

Diário Digital / Lusa 08-05-2008
Boas noticias para os mais velhos, mas o que será que vão pedir com contrapartida? Sim porque o governo não pode perder dinheiro. Provávelmente vão baixar os seus vencimentos.