sexta-feira, 30 de maio de 2008

A propósito dos aumentos dos combustiveis


Com os combustíveis a subir (apesar de a Galp baixar, a partir das 24h, 1 cêntimo por litro) o José Serra envia uma sugestão.


Caros Amigos,
Já experimento há anos... e funciona mesmo.


A campanha conta com dez dicas, que as petrolíferas dão aos condutores para os ajudar a poupar combustível:
1) Mantenha o veículo bem afinado e verifique o nível de óleo regularmente. Os veículos bem afinados funcionam de forma mais eficiente e ajudam a reduzir as emissões de CO2.
2) Verifique a pressão dos pneus todos os meses. Os pneus com pressão inferior à indicada contribuem para um aumento do consumo de combustível até 4%.
3) Retire carga desnecessária do porta-bagagem e assentos traseiros. Quanto mais pesado estiver o veículo, mais esforço tem o motor de fazer e mais combustível consome.
4) Feche as janelas, especialmente a velocidades mais elevadas, e retire malas de tejadilho vazias. Vai reduzir a resistência ao vento, e o consumo de combustível e as emissões de CO2 podem baixar até 10%.
5) Utilize o ar condicionado apenas quando necessário. A utilização desnecessária aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5%.
6) Comece a conduzir após ligar o motor e desligue-o quando estiver parado por mais de um minuto. Os motores modernos estão desenhados para serem mais eficientes quando o veículo começa logo a andar, reduzindo o consumo de combustível.
7) Conduza a velocidades razoáveis e, acima de tudo, conduza suavemente. Sempre que acelera ou trava subitamente, o motor gasta mais combustível e produz mais CO2.
8) Ao acelerar, nos veículos de caixa manual, mude de mudança o mais cedo possível. As mudanças mais elevadas são mais económicas em termos de consumo de combustível.
9) Tente antecipar o fluxo de trânsito. Olhe para a frente, o mais longe possível, para evitar paragens e arranques desnecessários.
10) Considere a partilha de automóvel para trabalho ou lazer. Vai ajudar a reduzir os congestionamentos de trânsito e o consumo de combustível.
11) … e acima de tudo, prefira andar a pé e de bicicleta… pelo menos, em raios de 6 Km (este é um conselho de José Serra co-fundador da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta)
A iniciativa é da Associação Europeia da Indústria Petrolífera (EUROPIA) e conta com a participação da Comissão Europeia. Em Portugal 1.117 postos de abastecimento participam da campanha (da Galp, Repsol, BP, Cepsa e Total), mas no total serão 29 países os participantes, abrangendo 45 mil postos.
«Trata-se, no fundo, de um apelo ao bom senso na condução», explicou o secretário-geral da APETRO, José Horta, em conferência de imprensa.
Contas feitas pelos promotores da campanha mostram que a utilização destas regras de condução podem permitir uma poupança anual, para 25 mil km, de 875 euros.

José Serra