sexta-feira, 7 de março de 2008

Mais problemas

Novo centro comercial entre Sintra e Algueirão Mem Martins preocupa moradores

"Consulta pública do estudo de impacto ambiental do projecto terminou segunda-feira e prevê construção de empreendimento com mais de 25 mil metros quadrados. Moradores de S. Pedro de Penaferrim enviam carta a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo com preocupações ambientais. Junta de Freguesia considera ideias propostas em consulta pública “aproveitáveis para o espaço”.

A construção do futuro Centro Comercial Jumbo de Sintra, com instalação prevista para a freguesia de São Pedro de Penaferrim preocupa os moradores da freguesia. Um grupo de moradores enviou no último dia 27 de Fevereiro uma carta à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, expressando preocupação com aumento de tráfego na zona envolvente.
Os moradores apontam a zona da Estrada nacional 249 e a rotunda de São Carlos, entre São Pedro de Penaferrim e Algueirão Mem Martins, como zonas não dimensionadas para suportar um elevado aumento diário de veículos ligeiros e de carga. No resumo não técnico do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)do projecto, está prevista a construção de uma rotunda “prevê-se um aumento do tráfego proveniente do fluxo ambiental afluente” ao centro comercial.
Das preocupações expressas pelos moradores fazem parte também a futura deterioração da qualidade do ar. O grupo de cidadãos reclama a colocação de árvores nos espaços envolventes ao edifício, de forma a enquadra-lo na imagem característica da Serra de Sintra.
No EIA da obra, está prevista a implementação de espaços verdes em três dos quatro lotes do espaço, que se encontram descritos do Plano Regional de Ordenamento da Área Metropolitana de Lisboa como “área vital”, sendo proibida a sua utilização para construção de edifícios, de acordo com do Plano Director Municipal de Sintra. O lote onde está previsto a construção do centro comercial, em que é permitida a construção, é atravessado pela Ribeira da Azenha e vai incluir espaços de lazer “que complementam toda a valorização da linha de água”, como uma ciclovia, um passeio pedonal e uma “escola de infantil de condução”.
Fernando Cunha, Presidente da Junta de Freguesia de Penaferrim, disse ao Alvor de Sintra que a autarquia “não tem posição oficial sobre o projecto”, mas adiantou que as propostas dos cidadãos “podem ser aproveitáveis para o espaço”. O autarca refere ainda que as ideias transmitidas à CCDR revelam que “a consulta pública foi proveitosa”.
O projecto de construção de um centro comercial pela cadeia Auchan na freguesia de S. Pedro de Penaferrim é a sexta tentativa do grupo francês para implantar um espaço comercial num terreno adquirido em 1995. Pelo caminho ficaram tentativas de construção de um supermercado, um centro comercial regional, e o hipermercado referido no actual projecto, integrado num centro comercial. Três dos projectos foram impedidos, entre 1997 e 2001, impedidas pelo acordo entre Governo e os principais quatro grupos de venda a retalho em Portugal e por outras imposições governamentais. A Câmara Municipal de Sintra chumbou os outros dois, em 2004 e 2005."
Fonte: Alvor de Sintra