quinta-feira, 13 de março de 2008

4ª Edição do Rally "As Camélias de Sintra"


Perto de 40 bólides, todos construídos entre 1928 e 1971, vão estar em prova nas sinuosas estradas da Serra de Sintra na 4.ª Edição do Rally “As Camélias de Sintra” em Automóveis Antigos, o mais histórico de Portugal, que se realiza a 14 e 15 de Março.


Fantásticos automóveis como Mercedes 190 SL, de 1958, um Ford Thunderbird de 1960 ou um Porshe 356, também de 1960, vão estar em competição nas mágicas estradas de Sintra. O Presidente da Câmara Municipal de Sintra irá conduzir um Rover TC 2000, de 1970, carro que Fernando Pessa conduziu durante longos anos. O Rally divide-se em três etapas: a primeira, no dia 14, tem início às 16.30 horas (no parque de estacionamento frente ao Tribunal de Cascais) e parte em direcção ao Hotel Estoril 7, (frente ao Cascaishopping), segue pelo Hotel da Penha Longa, Estrada da Serra, Lagoa Azul e termina na Zona Industrial da Abrunheira, Sintra.



A 2.ª etapa inicia-se às 9.30 de 15 de Março, no Palácio da Vila de Sintra, e segue para São Pedro, Lagoa Azul, Rampa da Pena e regressa novamente ao Palácio da Vila para uma pausa.


Na segunda fase, os concorrentes seguem em direcção a Colares, Galamares, Lourel, Estrada de Mafra, Granja do Marquês, Telhal, Belas e terminam no Palácio de Queluz, para mais uma pausa.


De Queluz, os concorrentes terminam a prova no Palácio da Pena, onde almoçam. Finalmente a 3.ª etapa, que se realiza na tarde de dia 15 de Março, tem início e fim frente ao Palácio Nacional de Sintra, passando pelo Museu de Ciência Viva, Largo do Município e volta do Duche.
Com este Rally pretende-se recuperar a tradição da Vila de Sintra como palco privilegiado para as provas automobilísticas, aliando a beleza das paisagens de Sintra a um conjunto de automóveis com data de fabrico limitada até 1971 que, pela sua raridade e beleza, contribuem para transformar esta prova numa referência em competições deste género. Com este objectivo, e após o sucesso verificado nos três anos anteriores, a Câmara de Sintra e o Museu Fernando Pessa, decidiram manter a competição. Recorde-se que o histórico Rally “As Camélias de Sintra” decorreu de 1946 a 1991. 14 anos mais tarde, pela mão do actual Presidente da Câmara de Sintra e do Museu Fernando Pessa, a prova voltou à estrada em 2005.
Fonte: Jornal O Correio Digital