quarta-feira, 30 de julho de 2008

Carreira 446 Esclarecimento

Tal como prometido e relativamente ao mail do dia 28/Junho/2008 do Sr. Fernando Castelo, em que fala acerca da alteração de percurso da carreira 446 da Scotturb, venho dar conhecimento do mail que enviei para a Scotturb no dia 08 de Julho pelas 11h41:

Exmos. Senhores,
Foi com bastante desagrado que me apercebi que a carreira 446 deixou de passar na Rua da Liberdade e Rua do Centro Social na Abrunheira.Moro no final da Rua do Centro Social (esquina com a Rua dos Ventos) e até agora bastava andar cerca de 200 metros para apanhar o autocarro.Com as alterações que efectuaram, tenho que andar cerca de 800 metros para conseguir chegar à paragem mais próxima.Que impacto tem para a Scotturb fazer mais 1 quilómetro dentro da Abrunheira e continuar a servir o antigo percurso? Os gastos com combustível serão assim tantos? Quais foram os motivos que levaram a fazer esta alteração?Apesar de ser uma zona com pouca densidade populacional, era costume ver pessoas à espera do autocarro nas paragens agora desactivadas.Venho por este meio solicitar que voltem a repor o antigo percurso desta carreira, caso não seja possível no imediato, pelo menos na próxima mudança de horários.
Aguardando a vossa resposta, apresento os meus melhores cumprimentos.
Nuno Barros
A resposta que obtive, para meu espanto, no próprio dia, cerca das 16h36, foi a seguinte:

Adroana, 8 de Julho de 2008
Prezado senhor,
Acusamos a recepção do seu e-mail de 8 de Julho do ano corrente, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Reportando-nos ao seu teor cumpre esclarecer que efectivamente a carreira 446 Mira Sintra Escola - S.Pedro Chão de Meninos sofreu uma alteração de percurso.
Após analise, com base em contagens de passageiros, à procura nas três paragens situadas na rua da Liberdade, rua do Centro social e na rua Humberto Delgado, concluímos não se justificar percorrer cerca de 706,2 Km's por mês, uma vez que a mesma, observada entre 01-03-2008 e 31-06-2008, foi inferior a 0,20 passageiros por circulação.
É de ressaltar aqui, que para transportar em média 1 passageiro é necessário efectuar 5 circulações, ou seja, dado que efectuávamos 23 circulações em dias úteis e 16 em dias não úteis, num total mensal de 634 circulações, não justificam os custos e meios envolvidos para um número que podemos considerar de zero passageiros (0,20) por circulação.
Assim sendo, consideramos que esta alteração de percurso sustentada pelo que num futuro imediato não se prevê qualquer modificação na mesma.
Certos que os nossos esclarecimentos merecerão toda a sua compreensão, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.
Atenciosamente,
Apoio ao Cliente


Agora pergunto se o objectivo da Scotturb é o lucro ou é servir as populações das localidades onde presta serviço?
Pelos vistos é o lucro, as populações estão em segundo plano e se forem mal servidas não há problema, porque eles continuam a ter lucro.
Cumprimentos para todos.
Nuno Barros