quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Ruidos Abrunheira


Fábrica de alumínios provoca reclamações na Abrunheira
Ruído provocado por queda de desperdícios chega aos 70 decibéis durante a noite. Instalações responsáveis pelo ruído aguardam licenciamento.


Empresa promete plantar árvores junto aos limites da fábrica e garante ter solicitado parecer ao Instituto de Soldadura e Qualidade para resolver a situação.
A fábrica de alumínios Perfis Oeiras, situada na Abrunheira, freguesia de São Pedro de Penaferrim, tem vindo causar mal estar junto dos habitantes que residem perto das instalações. De acordo com vários moradores, a fábrica produz ruídos durante a noite que impedem de dormir os residentes da zona.
António Oliveira, técnico de acústica e residente junto à fábrica, testemunhou ao Alvor de Sintra que a unidade labora desde 2006 nas condições actuais. “Agora, a situação de ilegalidade é ainda mais flagrante. Os níveis sonoros medidos na urbanização foram superiores a 70 decibéis”, garante o técnico.
Ao que apurou o Alvor de Sintra, o ruído tem origem na queda de desperdícios resultantes do corte de peças em alumínio. A empresa utiliza novas naves industriais construídas, sem licenciamento numa fase inicial, mas já em processo de legalização.
Fonte da empresa Perfis Oeiras garantiu ao Alvor de Sintra que a administração “reconhece o problema” e solicitou aconselhamento ao Instituto de Soldadura e Qualidade(ISQ).


A mesma fonte acrescenta que serão plantadas árvores juntos aos limites do terreno industrial, durante os próximos meses, para “minimizar os incómodos causados aos residentes nas imediações”.

Fonte:Alvor de Sintra