quarta-feira, 2 de abril de 2008

Sintra paga IMI mais baixo


Proprietários de prédios devolutos sofrem penalização
Abriu ontem o prazo para pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que se estende até ao final do mês.

O Alvor de Sintra recorda o que muda em 2008, num imposto que sofreu uma redução de 10 por cento no concelho de Sintra.
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) pode ser pago desde ontem e até ao final do mês. Em Sintra, os prédios em bom estado de conservação pagam menos 10 por cento que em 2007, depois de a Câmara Municipal ter decidido, a redução nas taxas aplicáveis. Os edifícios urbanos, que pagavam 0,8 por cento do seu valor, são taxados em 0,72 por cento. Ao prédios rústicos, cabe um imposto de 0,45 também um décimo abaixo da contribuição paga pelos munícipes no ano passado.
Na prática, a redução significa que um prédio urbano avaliação em 150 mil euros passa a pagar, anualmente, cerca de 1080 euros em vez dos 1200 anteriores.
As excepções, pela positiva, os prédios alvo de recuperação no último ano, para quem o imposto sofre uma minoração de 30 por cento sobre a taxa aplicável. Já os edifícios degradados que tenham sido alvo de notificação municipal para resolução de problemas de salubridade e segurança sem que estes estejam resolvidos, o valor a pagar aumenta 30 por cento.
O IMI a pagar diz respeito ao de 2007 e deve ser pago na totalidade, desde que o valor em causa não exceda os 250 euros. Nos casos em que a taxa implique a tranferência de montante superiores, o valor é repartido em duas prestações.
Em 2007, apesar da redução do imposto para a maior parte dos contrubuintes, as receitas provenientes do imposto deverão aumentar. Na apresentação do Orçamento Municipal e Plano de Actividades para 2008, em Novembro do ano passado, a Câmara Municipal de Sintra previu um aumento das receitas provenientes do IMI de 43 para 51 por cento, situando-se acima dos 43 milhões de euros recolhidos em 2007.

Fonte: Alvor de Sintra