terça-feira, 30 de outubro de 2007

Celebrar o Dia de Todos os Santos

"O Pão por Deus
Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".

Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos.


Uma coisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados no Dia de Todos os Santos! Já viste o que tens andado a perder?
Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.

Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas. "
Site Júnior


Ainda me lembro, dos meus tempos de menina, que a noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro era vivida com alguma ansiedade, pois no dia seguinte íamos pedir o Pão por Deus, corríamos toda a terra, que era muito mais pequena, onde toda a gente se conhecia. Em todas as casas existia sempre algo para dar às crianças. Tenho pena que hoje esta tradição esteja perdida. Poucas são as crianças que se aventuram nestas andanças.
Bom dia de Todos os Santos