terça-feira, 28 de outubro de 2008

URCA inaugurou novas instalações

Polidesportivo pode vir a ser coberto

Com a presença do (novo) vereador do Desporto da Câmara Municipal de Sintra, Marco Almeida, a direcção da União Recreativa e Cultural da Abrunheira inaugurou a nova casa que vai servir de Sede Social, destinando algumas salas para o funcionamento das secções de futsal e atletismo.
O autarca fez uma visita pelas obras já realizadas e ainda pelos espaços a necessitar de requalificação, adiantando ao Sintra Desportivo, que “julgo que iniciamos aqui um tempo novo no que diz respeito ao funcionamento da URCA, nas novas valências desportivas, que é o atletismo e o futsal, e também com as condições óptimas e excepcionais para acolher o espólio do grupo coral alentejano. Esta direcção empenhou-se na concretização da qualificação das instalações que servirão de apoio essencialmente à parte desportiva e também na qualificação do espaço para acolher a exposição. Estão de parabéns, e , no futuro, vamos reunir para avaliar se o polidesportivo descoberto poderá vir a ser fechado para permitir que a URCA em termos de instalações desportivas venha a ter ainda melhores condições”, adiantou ainda Marco Almeida.
“Foi feito um grande investimento”
A direcção da URCA conta actualmente com mais de centena e meia de praticantes em vários desportos, desenvolvendo ainda actividades culturais como a dança moderna. È presidida por Carlos Lagarto e não se tem poupado a esforços em melhorar as condições de funcionamento da colectividade. “ Foi de facto um grande investimento, gastámos o nosso dinheiro todo, e podemos dizer que ficámos completamente “despidos” e com algumas dívidas, embora poucas, felizmente. O grupo coral já precisava de um espaço em condições para expor todos os artefactos que foi recolhendo por todo o Alentejo e assim quando decidimos avançar com as obras na velha sede, tivemos em conta essa necessidade:
Contudo e pela conversa com o senhor vereador ficámos com esperanças de nos serem concedidos alguns apoios, até para podermos avançar para outras obras.” Adiantou Carlos Lagarto.
Uma exposição para ser vista
Registe-se na nova casa, fica ainda Exposição Etnográfica Alentejana, um espólio conseguido pelo Grupo Coral “Unidos da URCA” ao longo de muitos anos de recolhas na região da Margem Sul do Tejo, já pode ser visitado permanentemente, estando previstas deslocações de alunos das escolas da freguesia para visitas de estudo, como foi adiantado à nossa reportagem.
Recorde-se que o grupo de cantares sempre representou a colectividade da freguesia de São Pedro de Sintra, embora com alguma autonomia, e chegou o momento de terem o seu “cantinho” nas instalações daquela associação desportiva e recreativa.

Ventura Saraiva Sintradesportivo