segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Afinal há Feira nas Mercês

Feira realiza-se de 25 de Outubro a 2 de Novembro, contra todas as indicações anteriores dadas pela Câmara de Sintra. Executivo impõe condições de segurança "musculadas" no recinto, arredores e Linha de Sintra e vai realizar inspecções individuais aos estabelecimentos durante a feira. "É importante respeitar as tradições", mas garante que "vamos ser exigentes, no início e ao longo da feira", garante o vereador da Câmara de Sintra João Lacerda Tavares, responsável pela Divisão de Licenciamentos. .

A feira das Mercês vai realizar-se na próxima semana, na freguesia de Rio de Mouro. Contra todas as indicações anteriores, a Câmara Municipal de Sintra vai autorizar a realização da feira, depois ontem de ter imposto à Associação de Solidariedade Social das Mercês (ASSM) um conjunto de "condições inegociáveis e aceites de bom greado pelos feirantes e associação organizadora" para que o evento tenha lugar.
O vereador responsável pela Divisão de Licenciamentos, João Lacerda Tavares, reuniu ontem com a associação, representantes dos feirantes, forças policiais e autoridade de saúde do concelho. "Está acordada a realização da feira", revelou ao Alvor de Sintra o autarca, que garante que "a câmara quer promover a feira centenária".
A feira das Mercês estava suspensa sob o efeiuto de um despacho do Presidente da Câmara Municipal de Sintra. "Quando entrei no pelouro, tentei ver se de facto havia ou não a apossibilidade de criar condições, porque há dificuldades de segurança, higienico-sanitárias e de organização".
Para a realização da feira, que irá decorrer entre 25 de Outubro e 2 de Novembro, foram impostas condições de segurança que incluem a disposição um contingente de policiamento no recinto, nos comboios da Linha de Sintra e nos arredores que irá chegar aos 200 homens, da parte da PSP; e algumas dezenas do efectivo da Polícia Municipal de Sintra. "É um mecanismo "musculado", que garante que as pessoas se sintam em segurança", refere o vereador lacerda Tavares, que recorda os "assaltos a comboios de uma ponta a outra" e distúrbios no recinto da feira, durante a última edição.
Às 21h30, a feira termina. Ao que apurou o Alvor de Sintra, caso os horários não sejam respeitados,será cortado fornecimento de energia eléctrica ao recinto.
As condições higiénico-sanitárias também foram um dos pontos impostos pela autarquia de Sintra. Para além do licenciamento da feira como actividade conjunta, a Câmara Municipal de Sintra, vai emitir licenças individuais, realizando vistorias individuais quinta e sexta-feira, além de acções aleatórias de fiscalização e rastreio durante todos os dias em que se realiza a feira. "os estabbelecimentos que não respeitarem as condições "serão encerrados, mas não prejudicando o todo2, explica João lacerda Tavares.
O vereador considera que "é importantes respeitar as tradições", mas garante que "vamos ser exigentes, no início e ao longo da feira".

Fonte:Alvor de Sintra