sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dia de S. Valentim


"São várias as teorias sobre a origem de São Valentim e a sua associação ao Dia dos Namorados. A teoria mais simplista apresenta São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc. III d.C., recusou abdicar da fé cristã que professava. A outra teoria, mais elaborada, defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, de forma a angariar mais soldados para as frentes das suas batalhas. No entanto, um sacerdote de nome Valentim, teria violado o decreto imperial, realizando casamentos em segredo. Após ter sido descoberto, Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Enquanto esteve na prisão, ele teria recebido muitas mensagens de encorajamento e flores das pessoas que acreditavam no amor. Surgiu também, durante o seu cativeiro, uma mulher de nome Júlia, filha do seu carcereiro, cega desde nascença, que visitara-o com alguma frequência levando-lhe comida e muita conversa. Diz a história que Valentim, sensibilizado com o problema de Júlia, implorou diariamente a Deus para que a fizesse recuperar a visão. Certo dia, durante uma das suas visitas, uma luz iluminou a cela e Júlia começou a chorar… ela começou a ver. Perante este milagre, toda a sua família converteu-se ao Cristianismo. Claudius II, sabendo desta história e percebendo que Valentim não tinha renunciado o seu Deus, condenou-o à morte. Ambas as teorias defendem que São Valentim fora um sacerdote cristão, fora mártir e que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C..Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. Por outro lado, outros reivindicam que foi a Igreja Católica a decidir celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Resumidamente, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera, sendo considerado o tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro, na Antiga Roma, era dedicado à Deusa Juno – a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se a Lupercalia celebrando-se assim o amor e a juventude. Durante os festejos, eram sorteados os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos, sendo que muitas vezes esses casais apaixonavam-se e casavam. São Valentim, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, foi razão para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o o protector dos enamorados. São Valentim, além de proteger os namorados, é patrono dos Apicultores, e também é invocado contra a Peste."


Neste dia de S. Valentim, são várias as propostas para passar o dia em beleza com a sua cara-metade:


"Teatro, musica, pintura e contos são algumas das propostas culturais direccionadas a crianças, jovens e adultos para este fim de semana, com destaque para as comemorações do Dia dos Namorados.
Animação de rua, música, pinturas faciais, feira de artesanato, produtos biológicos e teatro é a proposta de “Celebração do Amor” da Associação Cultural Voando em Cynthia, para o dia 14 de Fevereiro, das 15 às 24 horas, no Antigo ginásio do Sport União Sintrense, Av. Heliodoro Salgado, nº23, Estefânia, Sintra. Assim, este Sábado (14 de Fevereiro), na Biblioteca Municipal de Sintra e na Biblioteca da Tapada das Mercês há contos. Pelas 15h30, as crianças são convidadas a participarem em "Corações Apaixonados", apresentados pelos dinamizadores das respectivas bibliotecas. A Casa de Cultura de Mira Sintra vai receber, no Domingo, pelas 16 horas, a Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme."





"Centro Ciência Viva assinada Dia dos Namorados O Centro Ciência Viva de Sintra assinala o dia 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, com uma iniciativa dedicada aos namorados. "No dia em que o amor paira no ar, temos uma oferta muito doce para todos aqueles que estão realmente apaixonados".No Centro Histórico da Vila de Sintra, no período da manhã, e no Centro de Ciência Viva de Sintra (à tarde), "encontrará um casal romântico de época que o acolherá e ensinará algo mais sobre a química do amor", promete o Centro.


Mais informações em www.cienciavivasintra.pt.




Aproveite o sol e divirta-se neste dia de S. Valemtim