quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Praga



Aldeã, remeto-lhe este texto e duas fotos, só por mera curiosidade, mas também, se assim entender que o publique no blog.
Passeava-me eu em Cascais, na Rua Sebastião José de Carvalho e Melo, quando de repente me vejo confrontado com este cenário dantesco e real, recordando-me logo o célebre filme do grande cineasta Britânico/norte Americano
Alfred Hitchcock “Os pássaros”.



Parado a apreciar tamanha confusão, mas regalado por ver um pombo a degustar batatinhas fritas de marca e, ao lembrar-me do nome da Rua e da canção da minha meninice que dizia assim; “Sebastião come tudo tudo tudo”…e tanta gente como eu, que diz não apreciar a comida de plástico!
Possivelmente a partir de agora terei que mudar de opinião, para não correr o risco de ser bota-de-elástico, afinal até os pombos (com asas) gostam.
Nesta esplanada, quem se senta para comer, já não se pode levantar sem ter comido tudo, as distracções não são admissíveis, porque qualquer descuido é a morte do artista.

É verdade que estes animais têm vindo a tomar conta de algumas Cidades e Vilas do nosso país, e Sintra, mesmo sem nunca ter tido esta tradição, não foge à regra, hoje, está empestada deles, o que a torna menos bela, mais suja e mais nojenta, como podemos observar naquele degradante espectáculo diário, ali mesmo no jardim da correnteza, não são só os excrementos por cima de tudo o que é sitio, mas é sim também os vários recipientes imundos colocados e espalhados, que ali vão depositando com a intenção de servir e abastecer de tudo o que sirva para a sua alimentação.

Numa onda de humor passou-me este quadro pela a ideia; como era bonito poder também assistir nas esplanadas do centro histórico, Café Paris, Hóquei, Central, a uma cena idêntica, certamente seria mais uma atracção turística, com um cartão de visita magnífico, aqui fica o mote para alguém dar o pontapé de saída.
Devo acrescentar que nada tenho contra estes bichinhos, mas assistindo nas intervenções da ASAE sobre higiene, parece-me haver aqui também algo que não se enquadra muito bem, não me parece que ficaria mal, uma intervenção por parte das Câmaras no sentido de controlar esta aberração, procedendo á limpeza e desinfecção diária destes locais, afinal condena-se e pune-se com coimas os donos dos canídios porque sujam, e é verdade, mas estas aves não sujam e poluem muito mais?
Afinal a quem pertencem estas aves, que estão isentas de intervenção, licenças e punições? Não acredito que façam parte do património da CMS.


A. Bento