terça-feira, 10 de março de 2009

Ele há com cada uma!!!


Cartão de Cidadão troca nomes para obedecer à grafia do ano de nascimento

A emissão do Cartão de Cidadão está a alterar o nome dos 'manueis' e das 'lurdes' para retomarem a grafia utilizada no ano de nascimento, disse, esta manhã, fonte ligada à emissão do novo documento.
"Fiquei admirado por ver o meu nome escrito com 'o' em vez de 'u', como escrevi durante toda a vida e como consta de todos os documentos que tenho", referiu Manuel Justino Pinto, o morador de Famalicão, a quem os serviços emissores do Cartão de Cidadão "mudaram" o nome.
Manuel nasceu em 1940 e, apesar de ter o Bilhete de Identidade válido, decidiu requer o novo cartão.
"Fui à Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Famalicão, trataram-me dos papéis todos e eu assinei o meu nome da mesma forma que assinei durante toda a vida", salientou Manuel Justino Pinto.
Dias depois, quando foi buscar o Cartão de Cidadão, reparou que tinha o nome escrito de forma diferente do que consta no passaporte, no Bilhete de Identidade e no Cartão de Contribuinte. Passou a "Manoel"
"No Registo Civil explicaram-me que a mudança na forma como se escrevem alguns nomes está a ser alterada de acordo com a forma como se escrevia no ano em que nasci", disse.
"Para fazer o Cartão de Cidadão, os serviços estão a informatizar todos os assentos de nascimento e com os registos mais antigos tem havido algumas surpresas", referiu à Lusa fonte ligada à emissão dos novos cartões.
O critério usado para escrever o nome das pessoas é a grafia usada no ano em que nasceram e a forma como o nome está escrito no assento de nascimento.
As maiores queixas têm sido em relação ao nome 'Manuel' e 'Lurdes' que, no Cartão de Cidadão, passaram a agora a ser escritos com a letra 'o'.
Perante a mudança do nome, os cidadãos têm duas hipóteses.
"Ou aceitam a nova grafia do nome e o caso está resolvido ou tem que pedir um novo averbamento do nome e, depois de averbado, têm que solicitar a emissão de uma novo cartão, pagando mais 12 euros", referiu a mesma fonte.
Manuel Justino Pinto optou por fazer um novo averbamento para continuar a escrever Manuel com 'u'.
No dia dez de Fevereiro, o averbamento foi feito na Conservatória do Registo Civil de Braga.
"Estou à espera do novo cartão para voltar a ser Manuel e não Manoel", finalizou.


Fonte: Jornal de noticias