segunda-feira, 31 de março de 2008
SINTRA PROMOVE IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES
Isto mesmo será estabelecido no protocolo de cooperação entre a autarquia e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género que é assinado no próximo dia 2 de Abril, pelas 17H30, nos Paços do Concelho, em Sintra, pelo Presidente da Câmara, Fernando Seara, e pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão.
Ciente de que uma efectiva igualdade de género constitui forte indicador da qualidade da democracia, a autarquia compromete-se ainda a efectivar uma representação equilibrada dos dois sexos na designação para cargos autárquicos, a sensibilizar a população e entidades locais para a igualdade de género e a garantir às mulheres condições de acesso às acções co-financiadas pelos Fundos Estruturais. Fundamental é também garantir informação e encaminhamento de vítimas de violência na família.
Por seu turno, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género garante dar formação aos funcionários da Câmara sobre cidadania e igualdade, prestar consultoria e fornecer material formativo e informativo.
fonte:cm-sintra.pt
domingo, 30 de março de 2008
Oficina do Idoso
Os idosos que necessitarem de trocar uma lâmpada, arranjar uma torneira ou desencravar os estores deverão ligar para a linha verde da “Oficina do Idoso”, através do número 800 204 952 (chamada gratuita), para marcar um serviço.
A recepção dos pedidos pode ser feita das 9H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H30. No entanto, fora deste horário, o utente pode deixar mensagem no serviço de voice mail para posteriormente ser contactado.
Os serviços prestados são realizados por funcionários do município devidamente identificados, que se deslocam num veículo de caixa fechada com a denominação do projecto e o número da linha.
Fonte:cm-sintra.pt
sexta-feira, 28 de março de 2008
Ameaça de despejo adiada
28/3/2008
Como habitante da Abrunheira, entendo que estas instituições têm interesse na terra, por isso apelo à calma, evitem situações desagradáveis, analisem as situações e vejam o que é melhor para toda a população. Não vamos perder o que foi conseguido à muitos anos atrás.
Aldeã
quinta-feira, 27 de março de 2008
Dia Mundial do Teatro
quarta-feira, 26 de março de 2008
Nova Direcção URCA
terça-feira, 25 de março de 2008
Divulgação
Desta vez estou a mandar uma mensagem para lhe pedir uma favor.
Um destes dias espero conseguir fazer mais uns textos(...)"
Frederico Madeira
Obrigado Frederico pela noticia, á claro que vou divulgar, ou não fosse ele um artista da terra que chega bem longe.
Como me lembro bem do seu primeiro grupo!!!
Para ele desejo as maiores felicidades.
segunda-feira, 24 de março de 2008
Confap apela aos pais...
"Confap apela a pais para que eduquem os filhos
A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) lançou "um apelo a todos os pais para que exerçam o seu poder paternal junto dos seus filhos, educando-os no sentido da responsabilidade e do comportamento que devem ter em sala de aula, o seu local privilegiado de aprender".
Em comunicado publicado esta segunda-feira no diário Público, a Confap manifestou também a sua solidariedade para com a professora que foi confrontada por uma aluna da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto. "Apela-se aos pais para que imponham regras muito firmes quanto ao uso de telemóveis pelos seus filhos", acrescenta a Confap, reconhecendo que muitos dos conflitos existentes no interior das escolas se devem ao uso indiscriminado de telemóveis. Segundo a associação, o desaparecimento da família tradicional e da escola tradicional estão intrinsecamente ligados à actual "crise da autoridade" e à "crise da educação" com que a sociedade se debate. "A sua resolução não passa pela restauração da autoridade perdida, mas pela compreensão da História e procura de novos caminhos", acrescenta a Confap."
Fonte: Jornal O Correio Digital
Marchas da Pascoela e Páscoa
O tempo para referência na Abrunheira do que estou dizendo, será fins da década de 50 princípio da de 60, e, como estava dizendo, lá pelas dez da manhã de cada um dos dois Domingos, lá vinham, trajando ao início do século, os marchantes. Eram as marchas da Páscoa e vinham, não me lembro exactamente de onde, mas seria das bandas do Estoril, Bicesse ou Galiza, por aí.
Vinham primeiro uns batedores que anunciavam a chegada e apelavam ao ajuntamento no largo do chafariz. Mais ou menos aquela hora lá chegava uma camioneta que, a custo, estacionava na banda de cima do largo e as marchas dançantes progrediam em frente ao “Ti Álvaro”. Eram uns quantos pares, uma dúzia talvez, e eram acompanhados por um pequeno conjunto musical de instrumentos de sopro e pequena percussão.
O colorido dos trajes, a música, o ambiente de festa em geral, fazia com que os Abrunhenses, famintos de divertimento, ansiassem sempre este acontecimento, de tal forma, que aí um mês antes, quando eram distribuídos os cartazes a anunciarem a vinda das marchas, já não se falava noutra coisa, e no dia, vestiam o melhor que tinham porque era festa.
Tão depressa como a chegada era a partida. Pronto acabou, entravam rapidamente na camioneta e lá iam para a próxima paragem noutra terra vizinha. Para o ano há mais, e assim se marcava na Abrunheira, os dois Domingos, vai para 40/50 anos.
Silvestre Félix
Março de 2008
domingo, 23 de março de 2008
Mensagem....
sábado, 22 de março de 2008
Abrunheira no Correio da Cidade
O jornal Correio da Cidade (Algueirão – Mem Martins),na sua edição da 2ª quinzena de Março, dedica 4 páginas à Abrunheira com um caderno Especial Abrunheira.
Numa 1ª página alguns cidadãos conhecedores (Fernando Castelo e José Cunha proprietário do restaurante Cantinho do Minho) dão a sua opinião sobre a terra. Assim como uma conversa com José Portinha (artesão e poeta).
Depois as páginas centrais são dedicadas ao único equipamento social que existe na Abrunheira (Associação de Idosos da Abrunheira), que por sinal comemora no dia 24 o se 25º aniversário.
A encerrar este Especial Abrunheira, destaque ainda para o desporto na terra, através da URCA, onde ficamos também a conhecer a nova direcção, eleita no dia 8.
Este blogue também é alvo de destaque neste espaço, desta forma estou certa que iremos ter muitas mais visitas, opiniões e comentários sobre a nossa terra.
sexta-feira, 21 de março de 2008
Muitas amêndoas
quarta-feira, 19 de março de 2008
Dia do Pai
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Esclarecimento
Ora bem vamos por partes:O Posto Móvel reabriu. Por si só já é uma boa noticia porque se temos um activo na Junta há que rentabilizá-lo. Numa primeira fase o posto terá uma função de apoio aos serviços administrativos da Junta de Freguesia mas a muito breve prazo pretendemos dotá-lo de outras valências.Este executivo acredita que o posto móvel é um modo de aproximação dos Fregueses á Junta de Freguesia e vice-versa. Digamos que as pessoas para além deste blog também podem criticar a actividade da JF no posto móvel. Até pode ser que desta vez tenham também algumas sugestões construtivas. Também serve para isso.Posso referir quanto á escolha das localidades que foi uma escolha consensual e quanto ao facto do posto estar á disposição dos idosos e doentes, é tão óbvia a sua utilidade para essas faixas da população que me abstenho sequer de dizer algo mais.Faço um desafio a todos os Abrunhenses que visitem o posto móvel e que nos digam o que pode ser feito para melhorar. Todas as sugestões serão consideradas.Termino com umas pequenas palavras para o Sr. Castelo - Quem mais do que o Sr. Castelo para me vir falar de necessidade de afirmação pessoal??? Veja-se o que escreveu até agora neste blog e a conclusão está á vista.
11 de Março de 2008 20:04
Anônimo disse...
Obviamente que não sou anonimo, chamo-me Pedro Martins e gosto de pensar que estou a contribuir com algumas pequenas coisas para tornar os habitantes da Abrunheira, e restantes localidades da Freguesia, um bocadinho mais felizes, principalmente os mais desfavorecidos
11 de Março de 2008 20:07
terça-feira, 18 de março de 2008
Rua da Colónia
Blog Sintradances
Desta vez sobre actividades relacionadas com dança.
SINTRADANCES visite em:
sintradances-ed.blogspot.com
Comunicado
Aldeã
domingo, 16 de março de 2008
Comissão Social de Freguesia
"A Comissão Social da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim, foi criada em Junho de 2000, no âmbito do Programa Piloto da Rede Social. "A Rede Social pretende constituir um novo tipo de parcerias entre entidades públicas e privadas, actuando nos mesmos territórios, baseada na igualdade entre os parceiros" Tem como objectivo promover o desenvolvimento social da Freguesia, através da planificação e concretização de projectos."
A Nossa História Industrial
As mesmas paredes que resguardam uma empresa industrial que o nome deu a rotunda facilitadora do escoamento de trânsito, que naquele tempo demorava que passasse qualquer viatura, nem que fosse carroça, deverá ter ido, em número de anos, uns 45/46. Com muita pompa e notícia de jornal o que naquele tempo se chamava “Sincal”. Fabricava lixas, abrasivos e colas.
De primeira na Abrunheira se gabava pois durou algum tempo até se construir a segunda no mesmo sítio e paredes onde hoje tem entreposto de Japoneses carros. Esta segunda, que tal como a Sincal muito labor deu às gentes da Abrunheira, que pouco a pouco esquecia a finada agricultura. Esta produzia artigos e acessórios de borracha e pelo mar chegaram da ilha da Madeira com o nome “Fábrica de Borracha Leackok Rosa Lda”, me perdoarão se qualquer nome não esteja exacto, é que, como já doutras vezes tenho dito, tenho uma relação muito conflituosa com datas e nomes idos no tempo. Com a fábrica vieram alguns operários daquela pérola no meio do mar, mas já sabedores da técnica aplicada. Nasceu a comunidade Madeirense na Abrunheira, sendo diluída com namorados e namoradas em cruzamentos saudáveis.
Depois vem a de plásticos no mesmo sítio e paredes construídas pelo patrão Gomes baptizada “Fábrica de Plásticos Atil, Lda”, onde hoje se produzem ou armazenam produtos químicos ali a seguir à Puratos. Também esta trouxe operários doutras bandas, mas sempre os Abrunhenses ganharam em presença e labuta. Porque também aquelas mesmas paredes que estão de pé, me protegeram com os primeiros passos no mundo do trabalho e lembro um a um dos meus antigos parceiros aos 14 anos. Alguns subiram um patamar e estão numa dimensão diferente deixando cá, na Terra, a saudade da vivência.
A Abrunheira tem sítios que sítios são já da sua história industrial e os Operários passaram por essa história, iam e vinham pela rua que ainda não era da Escola, cruzei-me com muitos nessa passagem da vida.
Silvestre Félix
sexta-feira, 14 de março de 2008
Mais Obras na Abrunheira
S. Pedro de Penaferrim - execução de tapete betuminoso na Rua Humberto Delgado, na Abrunheira, (encontrando-se ainda na calha uma intervenção programada para a Calçada de S. Pedro)"
Fonte: CMS
quinta-feira, 13 de março de 2008
4ª Edição do Rally "As Camélias de Sintra"
Fantásticos automóveis como Mercedes 190 SL, de 1958, um Ford Thunderbird de 1960 ou um Porshe 356, também de 1960, vão estar em competição nas mágicas estradas de Sintra. O Presidente da Câmara Municipal de Sintra irá conduzir um Rover TC 2000, de 1970, carro que Fernando Pessa conduziu durante longos anos. O Rally divide-se em três etapas: a primeira, no dia 14, tem início às 16.30 horas (no parque de estacionamento frente ao Tribunal de Cascais) e parte em direcção ao Hotel Estoril 7, (frente ao Cascaishopping), segue pelo Hotel da Penha Longa, Estrada da Serra, Lagoa Azul e termina na Zona Industrial da Abrunheira, Sintra.
A 2.ª etapa inicia-se às 9.30 de 15 de Março, no Palácio da Vila de Sintra, e segue para São Pedro, Lagoa Azul, Rampa da Pena e regressa novamente ao Palácio da Vila para uma pausa.
Com este Rally pretende-se recuperar a tradição da Vila de Sintra como palco privilegiado para as provas automobilísticas, aliando a beleza das paisagens de Sintra a um conjunto de automóveis com data de fabrico limitada até 1971 que, pela sua raridade e beleza, contribuem para transformar esta prova numa referência em competições deste género. Com este objectivo, e após o sucesso verificado nos três anos anteriores, a Câmara de Sintra e o Museu Fernando Pessa, decidiram manter a competição. Recorde-se que o histórico Rally “As Camélias de Sintra” decorreu de 1946 a 1991. 14 anos mais tarde, pela mão do actual Presidente da Câmara de Sintra e do Museu Fernando Pessa, a prova voltou à estrada em 2005.
quarta-feira, 12 de março de 2008
Condicionamento de Trânsito
Resultados Sondagem
XVI Encontro de Grupos Corais
Este encontro abrange todas as associações de apoio aos idosos do município e conta, este ano, com a actuação de 32 grupos corais. Para além destes, estão convidados a estar presentes idosos/reformados de outras associações. O evento, organizado pela Divisão de Saúde e Acção Social da Câmara de Sintra, tem por objectivo dinamizar as associações de apoio aos idosos e promover o convívio e, também, a autonomia, a auto-estima e o espírito de inter-ajuda. Além do mais, pretende contribuir para a valorização da pessoa idosa no seio da comunidade e, obviamente, dar a oportunidade de manifestar o seu talento. De acordo com os dados dos Censos 2001, a população idosa de Sintra atinge cerca de 38 mil indivíduos, pelo que acções como esta assumem uma importância especial."
A freguesia de S. Pedro também vai estar representada neste evento, através de dois grupos (Linhó e Abrunheira). Desta forma teremos então ilustres abrunhenses a pisar o palco do Centro Cultural Olga Cadaval.
terça-feira, 11 de março de 2008
Pedido de Esclarecimento.......
segunda-feira, 10 de março de 2008
Banco de Ajudas Técnicas
Prosseguindo os objectivos de desenvolver a área do social na Freguesia, e chegando cada vez mais aos que de nós necessitam, vai esta Junta de Freguesia iniciar a constituição de um Banco de Ajudas Técnicas. Este Banco terá o objectivo de emprestar equipamento ortopédico ou outros como cadeiras de rodas, canadianas…, à população mais carenciada que deles necessita e que não tem forma de alugar ou comprar.
Assim, apelamos o contributo e participação da população neste projecto, através da entrega de tampas na Junta de Freguesia, para que consigamos obter uma cadeira de rodas. Pedimos também a todos os que tenham este tipo de equipamento, e que deles já não necessitem, e que queiram contribuir neste projecto, que os doem à Junta de Freguesia."
sábado, 8 de março de 2008
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Um viva às Mulheres do planeta Terra todos os dias do ano, e especialmente às da Abrunheira.
Não sou adepto dos dias “Mundiais, universais, internacionais, Nacionais… disto, daquilo, daquele-outro, etc, etc.”
No que vem ao caso é o “Dia Internacional da Mulher” que se comemora a 8 de Março, e, não tenho dúvidas, que haverá muito boa gente que só se lembra das Mulheres, como Ser Humano igual e parceiro do Homem, neste dia, e mesmo assim, ainda conseguem disfarçar e simplesmente alinharem na onda oferecendo uma fútil prenda ou um ramo de flores.
Eu prefiro homenagear o” Ser-Mulher Meu-Igual” todos os dias, tomando como referência as que admirei e já não estão comigo, principalmente a minha Mãe, que eu lembro sempre com muita saudade mas com muita alegria, e As com quem convivo diariamente, destacando a minha Companheira de todos os dias desta vida, que reconheço merecedora de todas as homenagens, e a minha Filha que, embora ainda jovem, já provou o Ser grande, que é.
Silvestre Félix
sexta-feira, 7 de março de 2008
Mais problemas
"Consulta pública do estudo de impacto ambiental do projecto terminou segunda-feira e prevê construção de empreendimento com mais de 25 mil metros quadrados. Moradores de S. Pedro de Penaferrim enviam carta a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo com preocupações ambientais. Junta de Freguesia considera ideias propostas em consulta pública “aproveitáveis para o espaço”.
A construção do futuro Centro Comercial Jumbo de Sintra, com instalação prevista para a freguesia de São Pedro de Penaferrim preocupa os moradores da freguesia. Um grupo de moradores enviou no último dia 27 de Fevereiro uma carta à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, expressando preocupação com aumento de tráfego na zona envolvente.
Os moradores apontam a zona da Estrada nacional 249 e a rotunda de São Carlos, entre São Pedro de Penaferrim e Algueirão Mem Martins, como zonas não dimensionadas para suportar um elevado aumento diário de veículos ligeiros e de carga. No resumo não técnico do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)do projecto, está prevista a construção de uma rotunda “prevê-se um aumento do tráfego proveniente do fluxo ambiental afluente” ao centro comercial.
Das preocupações expressas pelos moradores fazem parte também a futura deterioração da qualidade do ar. O grupo de cidadãos reclama a colocação de árvores nos espaços envolventes ao edifício, de forma a enquadra-lo na imagem característica da Serra de Sintra.
No EIA da obra, está prevista a implementação de espaços verdes em três dos quatro lotes do espaço, que se encontram descritos do Plano Regional de Ordenamento da Área Metropolitana de Lisboa como “área vital”, sendo proibida a sua utilização para construção de edifícios, de acordo com do Plano Director Municipal de Sintra. O lote onde está previsto a construção do centro comercial, em que é permitida a construção, é atravessado pela Ribeira da Azenha e vai incluir espaços de lazer “que complementam toda a valorização da linha de água”, como uma ciclovia, um passeio pedonal e uma “escola de infantil de condução”.
Fernando Cunha, Presidente da Junta de Freguesia de Penaferrim, disse ao Alvor de Sintra que a autarquia “não tem posição oficial sobre o projecto”, mas adiantou que as propostas dos cidadãos “podem ser aproveitáveis para o espaço”. O autarca refere ainda que as ideias transmitidas à CCDR revelam que “a consulta pública foi proveitosa”.
O projecto de construção de um centro comercial pela cadeia Auchan na freguesia de S. Pedro de Penaferrim é a sexta tentativa do grupo francês para implantar um espaço comercial num terreno adquirido em 1995. Pelo caminho ficaram tentativas de construção de um supermercado, um centro comercial regional, e o hipermercado referido no actual projecto, integrado num centro comercial. Três dos projectos foram impedidos, entre 1997 e 2001, impedidas pelo acordo entre Governo e os principais quatro grupos de venda a retalho em Portugal e por outras imposições governamentais. A Câmara Municipal de Sintra chumbou os outros dois, em 2004 e 2005."
O blog no Jornal de Sintra
BLOG DEDICADO À ABRUNHEIRA SOMA MAIS DE 10 MIL VISITANTES
“Um espaço para mostrar a vida de um lugar situado a poucos quilómetros da capital” é assim que se define o blog dedicado à Abrunheira, disponível em «abrunheirasintra-aldeiaviva.blogspot.com».
“A caminho dos três meses de existência, atingiu recentemente os 10 mil visitantes e encontra-se aberto à colaboração de todos os residentes e amigos da Abrunheira. A sua administração, que revela gostar da terra e de divulgar assuntos com ela relacionados, lança o desafio a eventuais interessados relativamente ao envio de artigos, disponibilizando para o efeito o endereço electrónico «aldeiacomvida@gmail.com».
O conteúdo de «aldeiaviva.blogspot.com» divide-se entre informações locais e curiosidades de âmbito geral. A interactividade com os visitantes do blog também foi pensada, por via de perguntas objectivas tendentes a recolher a opinião sobre problemáticas locais.”
Ainda as famosas obras
Esta foto(1971) já tinha surgido aqui no blog, ainda não se falava em obras, serviu para mostrar a evolução da nossa terra. Nela é bem visivel o barracão de que a amiga Mafalda fala.
Já agora, uma pequena observação.
Ecofreguesias
Aldeã
quinta-feira, 6 de março de 2008
Nova AG na URCA
ASSEMBLEIA GERAL
Convocam-se todos os sócios para a Assembleia Geral, a realizar no dia 23 de Fevereiro de 2008, pelas 17 horas, na sala do sócio com a seguinte ordem de trabalhos:
1 - Votação e aprovação do relatório de contas da gerência dos anos de 2005/2006/2007.
2 - Eleição dos orgão dirigentes para o biénio 2008/2009.
As listas para a direcção podem ser entregues na mesa de trabalhos até ao início dos trabalhos.
NOTA: Se à hora marcada não estiverem presentes o n.º legal de sócios, a Assembleia reune 30 minutos após, com o número de sócios presentes.
O Último dos Moicanos
Voltando ao título mítico, também aqui, o adjectivo está lá pela negativa, e de que maneira. Naquela época, princípio dos anos sessenta, na nossa Abrunheira em mais um final de dia, naquela hora em que o gado tolerava a segunda colheita do precioso leite produzido em dia de pasto ou manjedoura, e que ainda quente, ia ser entregue no “posto do leite” nas mãos do Ti Américo, da Mulher Ausenda ou até do Zé da Natália que muitas vezes lá estava. Pegando no fio, dizia que também no título, o último (dos Moicanos) está pela negativa. É verdade, naquele tempo, e enquanto a minha Mãe tratava da função atrás descrita, eu esgueirava-me para a “Sociedade”, e ia ver o Ultimo dos Moicanos na televisão, e era o último porque os outros já tinham sido todos chacinados pelos “heróis” brancos.
E conversava com a minha Mãe que os bons ali, que eram os tropas e os cowboys, pareciam que eram maus, mas deviam ser bons…, mas eram maus mesmo, e a minha Mãe dizia que sim…, que também achava a mesma coisa. E eu também ouvia algumas notícias naquele rádio de plástico cor bege que estava na cozinha em lugar de destaque, e começava a conseguir ler o jornal “O Século” na taberna do Ti Álvaro, taberna ?? Mas os putos…. Sim eu sei, mas o Ti Álvaro deixava-me, durante o dia, ler “O século”. Oh Mãe, quando o Vitor for p’a tropa já não há guerra pois não ?? Ai Filho, Deus queira que não, ai… valha-me Deus, o que te havias de lembrar. Oh Mãe, quando eu for p’a tropa já não há guerra em Angola pois não ?? Oh Filho, falta muito tempo contado em anos para ires para a tropa. Mãe, eu não gosto da tropa. Filho não digas isso, fala baixinho… diz a minha Mãe olhando à volta muito aflita, porque naquela época salazarenta até as paredes tinham ouvidos.
Desde esse tempo, quantos “Moicanos” não têm sido mortos por uma tropa qualquer e em qualquer parte do nosso mundo,?? Muitos… muitos continuam a ser chacinados e os governantes do Universo continuam a assobiar pró lado, e com o outro canto da boca sussurram … bravo, bravo!.
Muitos anos feitos em tempo passaram e muita água do rio das Sesmarias passou debaixo da ponte da Colónia, nasceram os filhos, e filhos os filhos tiveram, e eu… continuo a não gostar da tropa!
Silvestre Félix
quarta-feira, 5 de março de 2008
Incêndio Serra Sintra
O responsável pelas operações de combate ao incêndio florestal vai manter os meios no terreno para prevenir projecções de fogo, devido ao vento forte que se verifica no local.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, enalteceu a capacidade "extraordinária" de todos os meios colocados no combate ao incêndio.
O autarca afirmou que o quadro de prevenção "é permanente e uma necessidade quotidiana", considerando que a limpeza da floresta preveniu um incêndio de maiores dimensões.
O presidente da câmara, a primeira autoridade a chegar ao local do incêndio, afirmou que se o fogo passasse a Norte da barragem poderia ter tomado outras proporções e preocupações, agradecendo o trabalho dos bombeiros.
O incêndio florestal deflagrou cerca das 10:00 junto à barragem do Rio da Mula, no Parque Natural de Sintra-Cascais.
terça-feira, 4 de março de 2008
Positivo e...negativo
"É POSITIVA a pavimentação da Rua da Colónia, por conta da Câmara Municipal, embora a mesma devesse ser feita pela Administração da AUGI, por certo foram tidos em conta os incómodos causados a muita gente que precisa de utilizar aquela artéria.
Oxalá que os grandes camiões TIR não acabem com ela depressa.
Espera-se que a pavimentação seja feita apenas na Rua da Colónia, pois o interior faz parte de uma AUGI e as comparticipações dos proprietários é que devem responder por tais obras.
NEGATIVO, muito negativo mesmo, ver-se destruir parte da Obra recentemente feita na entrada da Abrunheira, confirmando a razão dos que criticaram o Projecto por não ter sido previamente conhecido e devidamente avaliado.
Ontem foi de novo exposto o problema ao Senhor Presidente da Câmara, tendo-se anexado um CD com diversas fotografias (umas anteriores e outras depois das obras).
Saudações,
Fernando Castelo"
Também o amigo Silvestre enviou um e-mail sobre as obras, vejamos:
Pois é, arrependeram-se, pensei eu. Decepção a minha, quando agora à tarde voltei com curiosidade, vi que afinal só tiraram um bocadinho.
Em conclusão, quiseram aliviar o erro, mas ficou quase tudo na mesma. Porque que é que não arrancar aquela cangalhada toda ??
Quando chegamos ao cruzamento da Rua da Escola, Rua do Forno e MFA, e se formos para a Rua do Forno, temos que entrar fora de mão porque o lancil que colocaram do lado direito, obriga o condutor a desviar-se para a esquerda.
Continua a não haver ninguém com PODER que venha ver as asneiras que fizeram?? Todos temos direito à indignação e eu estou indignado e farto que queiram fazer de nós uns zeros à esquerda.
Silvestre Félix
segunda-feira, 3 de março de 2008
Reabertura do posto móvel da Junta
Ah! É verdade, parece-me que se esqueceram de incluir S. Pedro na lista.
Vamos lá pessoal, não nos deixemos adormecer, existem coisas para as quais devemos ter os olhos bem abertos, Algumas manobras servem apenas para retirar a atenção de outras.
Observem só o local escolhido para o funcionamemto na Abrunheira!
Afinal as obras sempre têm um fundamento.
Aldeã
Aulas de Fitness
URCA
HORÁRIOS DAS AULAS DE FITNESS
Segunda-feira 18:00 às 19:00 e 20:00 às 21:00
Quarta-Feira 19:50 às 20:30
Quinta-Feira 18:00 às 19:00
Sexta-Feira 18:00 às 19:00 e 20:00 às 21:00
AULAS DEMONSTRAÇÃO
EXPERIMENTE GRÁTIS
Domingos, dias 9, 16 e 23 de Março
às 10:30
STEP AEROBICA LOCALIZADA: Aula diversificada e enérgica que combina step aerobica localizada e GAP (Glúteos pernas e Abdominais). É uma aula com benefícios a nível cardio-respiratório e fortalecimento muscular.
Venha experimentar!
Fernanda Barros