domingo, 7 de junho de 2009

Breve História das Eleições Livres

A 25 de Abril de 1975 realizavam-se as eleições para a Assembleia Constituinte. Foi o primeiro acto eleitoral livre e universal, na História portuguesa, aberto a todos os cidadãos maiores de 18 anos, independentemente do seu estatuto social, educação ou género. Em 1976, decorriam as eleições para a primeira Assembleia Legislativa, pós-25 de Abril.
Dois anos antes, em 1974, um grupo de oficiais portugueses, reunido no Movimento das Forças Armadas, lançara a vasta operação de derrube da ditadura de 48 anos. Dirigida, na maioria, por jovens capitães, a chamada Revolução dos Cravos derrubou o regime de Marcello Caetano, pôs fim à guerra colonial, abriu caminho ao desenvolvimento económico e social e ao estabelecimento do Estado democrático.
Nesta data, em 1945, há 60 anos, delegados de 46 países reuniam-se em S.Francisco para assinarem a carta da Organização das Nações Unidas. Em 1978, a África do Sul aceitava o plano de independência do Sudoeste Africano, Namíbia, com base num governo de maioria negra.

Fonte: Observatório do algarve

Hoje, dia 7 de Junho, é dia de cumprir com o nosso dever, como cidadãos e como europeus, para que mais tarde possamos fazer valer os nossos direitos.
Se ainda não o fez, perca 5 minutos do seu tempo e vá votar em consciência.