
30 de Maio de 2008, 22:46
Pequim, 30 Mai (Lusa) - Portugal vai contribuir para a recuperação do sismo de Sichuan enviando 250 mil dólares à Cruz Vermelha chinesa, disse hoje, à agência Lusa, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
"Portugal vai entregar 250 mil dólares à Cruz Vermelha da China", afirmou João Cravinho, confirmando a ajuda portuguesa à recuperação do sismo de Sichuan, que a 12 de Maio abalou a China, causando cerca de 80 mil mortos e desaparecidos.
Segundo o secretário de Estado, parte desta ajuda poderá ser entregue em medicamentos, que é um dos bens prioritários da lista de material de auxílio pedido pela China, uma vez que Portugal não tem capacidade produtiva para enviar tendas para Sichuan.
"Vamos contribuir com a ajuda possível e estamos a analisar a melhor forma para responder ao apelo do governo chinês", disse.
João Gomes Cravinho esteve em Pequim para discutir "relações bilaterais e o interesse mútuo internacional", num encontro com o seu homólogo chinês em que o tema forte foi a cooperação sino-portuguesa em África.
Mas o contexto do sismo, a crise do Tibete e o caso de Taiwan, que agora está a retomar o diálogo com a China pela primeira vez em dez anos, também estiveram em cima da mesa.
"Reiterámos o nosso apoio total à política de uma só China, que é algo muito importante para os nossos interlocutores", referiu Cravinho acerca da posição portuguesa face ao Tibete, depois da reunião com o ministro adjunto chinês dos Negócios Estrangeiros.
"Encorajámos a China a prosseguir o diálogo com os representantes do Dalai Lama e demostrámos a recusa pelo uso da violência", acrescentou.
Relativamente a Taiwan, Portugal manifestou o seu agrado pelo regresso ás conversações pacíficas entre a China e a ilha."
VZP.
Fonte:Lusa