sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Ser solidário....


Estamos numa época em que é comum ver por todo o lado, pessoas a apelar à solidariedade, para ajudar diversas instituições. Mas porquê nesta altura do ano?? Por ser Natal?? Pensa-se que as pessoas estão mais vocacionadas para ajudar nesta época, mas quem precisa, precisa durante todo o ano. E não é necessário estar institucionalizado para necessitar de ajuda. Se olharmos bem, por vezes podemos encontrar alguém bem perto de nós que necessita de ajuda. Ajuda não significa necessáriamente dar dinheiro, existem mil e uma formas de ajuda, a que muitas vezes se dá muito mais valor do que ao dinheiro.

E olhem que na Abrunheira existem algumas pessoas a necessitar de apoio durante todo o ano.

Por isso podemos aproveitar esta rampa de lançamento (o Natal), para ser solidário.

Mas o que vem a ser isto da solidariedade??

Do blog Ontem e Hoje, da autoria do Salgado retirei este pequeno texto muito esclarecedor.


"Solidariedade pode manifestar-se das mais diversas formas e o curioso é que o mesmo gesto, a mesma acção pode em determinado momento significar solidariedade, noutro não. Por isso temos que ser inteligentes e discretos para perceber correctamente o que é que naquele momento exacto o nosso amigo mais precisa. Há uma tendência para alguns pensarem que a solidariedade exige desprendimento de dinheiro, de muito tempo, de muito esforço. Pode também exigir isso, mas nem sempre é de dinheiro, de muito do nosso tempo nem tão pouco de esforço que o nosso irmão precisa. Mesmo que precisasse de tudo isso, a alegria pelo bem que se fez, compensava tudo, por excesso. Para se ser solidário, às vezes basta uma palavra, uma carícia, o chamar pelo nome, o dar o ombro, ou mesmo o silêncio. Silêncio, exactamente. Quantas e quantas vezes é apenas disso, e só disso que os nossos amigos precisam e nós não somos capazes de os entender e falamos, falamos, fazendo-os sofrer cada vez mais. Daí eu dizer que não restrinjo a solidariedade às palavras. O que não conjuga nunca com solidariedade é a indiferença. Passarmos ao lado de quem sofre, de quem necessita que lhe estenda a mão, de quem apenas quer ouvir uma palavra, de quem quer silêncio, fazendo de conta que nada se passa é a antítese da solidariedade.
Solidariedade, no fundo, é sabermos viver juntos, é compartilharmos o bem e o mal, as vitórias e as derrotas, as alegrias e tristezas. Ser solidário é ajudar o outro sem esperar pagamento, é dar sem esperar receber."

Solidariedade, ou ser-se solidário, é ajudar a combater os problemas que afectam de alguma forma o bem estar da humanidade. No entanto, para conseguir-mos vencer as atrocidades da condição humana todos devem ajudar de forma a proporcionarmos o bem estar daqueles que precisam de nós."


Após uma leitura atenta deste texto, só posso deixar a seguinte mensagem:

- Vamos olhar para o "outro" com olhos de ver, de certeza encontraremos quem necessite da nossa mão, de um gesto solidário.



FELIZ NATAL