segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Preocupações

"Aldeã
Porque a Comunicação Regional não o faz, ao fazer perderia os anúncios páginas inteiras da CMS, e isso vem reflectir-se em menos €, e algumas represálias que os seus directores preferem não assumir, obrigando-me eu a socorrer do seu blog.
Muito se tem falado sobre o “Jornal de Sexta “ da TVI, da Manuela Moura Guedes.
Mas não ouvi ainda ninguém comentar, as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, na sexta-feira 18/09 no programa da SIC “Nós por Cá” ao enviar recados ás distintas jornalistas Conceição Lino e Joana Latino. O Sr. Presidente mostrava-se muito incomodado, por as jornalistas deste programa o terem abordado várias vezes, num espaço de tempo muito curto, para serem elucidadas de situações reveladas que consideram ser preocupantes para as populações.
Aconselhava então, ironicamente à sua boa maneira o Dr. Seara; dizendo para as jornalistas se deslocarem mais vezes a Sintra, mas para comerem umas queijadas ou uns travesseiros, como se elas não conhecessem, só faltou mesmo o Sr. presidente as aconselhar de preferência, quais as marcas a consumir.
Porque Sintra é muito mais do que queijadas e travesseiros. Sintra não é só o centro histórico. Sintra é um dos maiores concelhos do País. Sintra tem vinte Freguesias, todas elas com inúmeros e gravíssimos problemas por resolver. Sintra é também o concelho com a população mais jovem, mas infelizmente muito pouco acompanhada.
Isto é de uma falta de respeito e de uma indelicadeza tremenda, sabendo todos nós munícipes, os gravíssimos problemas que Sintra tem. Mesmo assim a SIC e o Nós por Cá, têm sido muito benevolentes com o Município e o seu Presidente, ao não mostrarem tudo o que lhes tem sido enviado, estando até a omitir coisas muito graves.
O Presidente da Câmara não pode nem deve silenciar os jornalistas no desenvolvimento do seu trabalho, este tipo de censura foi abolido faz muito tempo, hoje, mal ou bem vivemos numa democracia, onde cada vez mais tem de existir liberdade para abolir a falta de respeito e o terror.
Mas ainda nesta reportagem, assistimos curiosamente também, ao desabafo do Presidente da Junta de Rio de Mouro Filipe Santos, ao denunciar a sua preocupação, e a mostrar como se perde muito tempo com os papéis, que circulam pelos muitos gabinetes, sem qualquer solução, perdendo-se por vezes o rasto dos mesmos (burocracias), mas também por ser muita gente a mexer (coscuvilhar). Dizendo por fim, estar satisfeito pela dedicação do programa, que num curto espaço de tempo solucionou o problema, ao contrário dos competentes serviços da CMS.
Parabéns à SIC e ao Nós Por Cá, parabéns à Conceição Lino e Joana Latino bem como a toda a sua equipa. É preciso mostrar o que está menos bem, independentemente de incomodar quem quer que seja, papões, só aparecem nas histórias para adormecer.
A. Bento"