quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Iluminações de Natal em Sintra

As iluminações de Natal vão encher de luz o Centro Histórico e a Vila de Sintra. No próximo dia 21 de Novembro, pelas 18H00, o Presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, vai acender as cerca de 600 mil luzes que vão enfeitar as ruas da vila. Até 7 de Janeiro, Sintra estará mágica.
O Largo do Palácio da Vila, bem no Centro Histórico, está "coroado" com uma enorme árvore de Natal, com 15 metros de altura, 6 metros de diâmetro, 4 toneladas, mais de 5 mil lâmpadas e flores de Natal.
A Câmara Municipal de Sintra faz questão de vestir a preceito a Vila Património Mundial para assinalar e comemorar o Natal, pretendendo que o espírito natalício invada todo o concelho. Desta forma, as freguesias de Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim estão iluminadas até ao próximo dia 7 de Janeiro, entre as 06h30 e as 09h00 e as 17h00 e a 01h00. Na véspera de Natal e Ano Novo, bem como nos referidos feriados, as iluminações manter-se-ão ligadas toda a noite.
Paços do Concelho, Museu de Arte Moderna, Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Valenças, Edifício do Turismo, Fonte Mourisca, Museu do Brinquedo, Quinta da Regaleira, Biblioteca Municipal de Sintra, Igreja de S. Pedro e, pela primeira vez, o Museu da Ciência Viva de Sintra, são alguns dos muitos edifícios iluminados.
Das artérias iluminadas destaque para a Av. Heliodoro Salgado, Desidério Cambournac, Estefânea, Largo Afonso Albuquerque, Volta do Duche, Largo Rainha D. Amélia, Praça da República, Rotunda do Ramalhão, Largo Chão de Meninos e Largo da Feira de S. Pedro.
De destacar, ainda, a utilização da tecnologia mais avançada em termos de iluminação, com a colocação de lâmpadas "led" (lighting emiting diodes), com um baixíssimo consumo, com uma durabilidade superior e com um intensidade de luz também muito superior.